Exemplos de endomarketing: como benefícios corporativos contribuem para a felicidade e a retenção dos colaboradores

Por Redação Onze

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Assim como no marketing tradicional é voltado aos clientes externos, o endomarketing trata os colaboradores como clientes internos da empresa. Ou seja, funciona como um marketing com um conjunto de estratégias de comunicação, divulgação e promoção voltadas ao público interno das empresas — os funcionários.

Os benefícios empresariais oferecidos aos colaboradores são considerados exemplos de endomarketing, pois são capazes de satisfazer, engajar e reter talentos. Mais do que complementar o salário, essas ofertas mostram a preocupação da organização com seus colaboradores e sua disposição de investir em pessoas.

Vamos falar sobre o assunto ao longo deste texto.



O que é endomarketing?

Endomarketing, ou marketing interno, como citado anteriormente, é o conjunto de estratégias de comunicação, divulgação e promoção voltadas ao público interno das empresas — seus colaboradores. Ou seja, em vez de direcionar suas ações para clientes, parceiros e outros públicos externos, o endomarketing promove a imagem da empresa para os próprios funcionários, buscando aumentar seu engajamento, lealdade e satisfação.

Muita gente acaba confundindo o endomarketing com a comunicação interna, porém cada um deles tem particularidades diferentes. O primeiro é um termo mais amplo que abrange todas as iniciativas do RH e da equipe de marketing para “vender” a empresa aos colaboradores, enquanto o segundo diz respeito às estratégias de comunicação para atingir o público interno e transmitir a mensagem da organização.

Vale destacar que uma empresa que busca se destacar perante os profissionais do mercado precisa investir no employee value proposition (EVP). É por meio dele que o colaborador vai se sentir motivado a trabalhar na empresa e a contribuir com os resultados organizacionais. O endomarketing gera benefícios para a organização, como a diminuição na taxa de rotatividade, a retenção de talentos, e a valorização da employer branding.

Estas são algumas das atividades desenvolvidas pela área de endomarketing nas empresas:

  • Conduzir pesquisas de clima e satisfação para entender as demandas e perfil dos colaboradores;
  • Construir de uma cultura organizacional sólida e inspirador;
  • Criar de ações de incentivo, reconhecimento e promoção da empresa para os funcionários;
  • Implementar estratégias e ferramentas de comunicação interna para facilitar o acesso à informação e aumentar a transparência na organização;
  • Promover as ações de treinamento e desenvolvimento junto à equipe de T&D;
  • Desenvolver campanhas internas para aumentar o engajamento, sensação de pertencimento e retenção de talentos,
  • Cuidar das estratégias de relacionamento com os colaboradores.

Por que fazer endomarketing na sua empresa?

O endomarketing é fundamental para manter os colaboradores motivados, envolvidos com o trabalho e dispostos a se dedicar à empresa. Assim como as organizações precisam atrair e conquistar consumidores, também é fundamental provar seu valor aos colaboradores e transformá-los em promotores da marca.

Fortalecer a sua marca empregadora é um caminho eficaz para diminuir os índices de rotatividade e atrair novos profissionais. Dessa maneira a empresa gasta menos com processos de seleção e recrutamento, demissão de funcionários e treinamentos.

Além disso, colaboradores que recomendam a empresa em seu círculo social, reforçam as estratégias de marketing da empresa para o público externo.

Confira alguns benefícios que a sua empresa pode conquistar executado um bom endomarketing:

  • Produtividade;
  • Equipe qualificada;
  • Mais engajamento;
  • Objetivos bem definidos;
  • Inovação.

Qual o papel dos benefícios corporativos no endomarketing?

Em primeiro lugar, é importante destacar que o pacote de benefícios é o segundo critério mais importante para a escolha de um emprego no Brasil. Segundo a Pesquisa de Benefícios, realizada pela Onze em 2020 com profissionais brasileiros, 44% dos 2,5 mil entrevistados garantem que os benefícios oferecidos pela empresa em que trabalham é um dos principais motivos para se continuar no atual. Esse percentual sobe para 65% quando a organização oferece planos de previdência corporativa.

A satisfação no trabalho também está diretamente ligada aos benefícios que os colaboradores usufruem. O levantamento mostra que 76% dos respondentes estão satisfeitos com seu emprego atual. Mas a satisfação é ainda maior entre aqueles que possuem previdência corporativa, com o número saltando para 82%.

O papel dos benefícios corporativos no endomarketing é mais do que complementar o salário, essas ofertas mostram a preocupação da organização com seus colaboradores e sua disposição de investir em pessoas.

Escolher os melhores benefícios para empresa é a missão dos gestores que se preocupam com o engajamento e retenção dos seus talentos. Confira a seguir 4 tipos de benefícios que não podem faltar na sua empresa:

  • Benefícios de bem-estar: Nessa categoria estão todos os tipos de planos de saúde, planos de academia, assistência psicológica, vale-refeição e vale-alimentação, cestas básicas, cartão farmácia, e qualquer iniciativa que contribua com a qualidade de vida dos colaboradores.
  • Benefícios de flexibilidade: Já os benefícios corporativos de flexibilidade são aqueles que ajudam o colaborador a conciliar a vida pessoal e profissional. Os mais desejados são os horários flexíveis e opções de home office total ou parcial, além de day-offs, dress code flexível e licenças especiais (maternidade, paternidade, luto, etc.).
  • Benefícios de crescimento profissional: É o caso do auxílio-educação para cursos e pós-graduação, bolsas de estudo, vale-cultura e programas de treinamento e desenvolvimento na empresa.
  • Benefícios financeiros: Bônus por desempenho, participação nos lucros, compra de ações e salário sob demanda (adiantamento), planos de previdência complementar e iniciativas de educação financeira. Importante lembrar que a Onze é uma gestora de previdência privada empresarial que ajuda empresas de todos os portes a oferecer educação financeira de qualidade e um plano de previdência privada com bons retornos aos funcionários.

 

3 exemplos de endomarketing para inspirar a sua empresa

Facebook: A empresa está sempre no topo do ranking das empresas com melhores benefícios do mundo, com sua política de bem-estar e valorização do colaborador. Veja alguns dos benefícios que os funcionários da empresa ganham atualmente:

  • Licença maternidade de até seis meses + US$ 4 mil por filho nascido (a licença vale para casais homossexuais e adoções)
  • Trabalho home office parcial
  • Seguro de vida para toda a família
  • Previdência privada com contribuição adicional da empresa
  • Assistência para mudança de cidade
  • Convênio com academias
  • Auxílio anual de US$ 3 mil por filho até 5 anos + 10 dias de babá reserva + 3 dias de folga ao ano caso a criança fique doente
  • Celular com plano incluso e despesas pagas
  • Assistência psicológica
  • Licença de óbito de 10 dias
  • Assessoria tributária
  • Assistência à fertilidade (congelamento de óvulos para fertilização futura)
  • Licença de 6 semanas para cuidar de parentes com doenças graves
  • Atendimento médico, dentário e oftalmológico dentro da empresa.

Magazine Luiza: A empresa oferece vários programas participativos, além de incentivos e treinamentos para os seus funcionários. Por isso, é considerada por muitos como um modelo de referência para outras empresas, independente do ramo de atuação.

Geru: A empresa passou a trabalhar em sistema home office e, para isso, permitiu que os funcionários levassem todas as ferramentas de trabalho do escritório para montar um espaço confortável dentro de casa. A Geru também promove ações de conscientização e de boas práticas remotas, como bate-papo virtual com líderes da empresa, atualizações sobre o negócio e a situação da pandemia e uma campanha de saúde mental, que está sendo desenvolvida.

Agora que você conheceu bons exemplos de endomarketing, inspire-se e crie as próprias ações da sua empresa com base nas necessidades e desejos de seus colaboradores.

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