Preço de ações: o que é e como acompanhar

Por Redação Onze

Preco-de-acoes

Você sabe o que é o preço de ações? Esse termo é muito comum no universo da bolsa de valores e é também bastante importante para sua jornada pela renda variável.

Vale destacar: o preço de uma ação é diferente do valor de uma ação. Parece confuso? Explicaremos nas próximas linhas. Acompanhe.

O que é o preço da ação

No momento em que você adquire uma ação, está comprando uma fração de uma empresa. O preço é o quanto você paga por essa fração.

Esse preço é o valor que aparece no home broker, o sistema no qual ocorrem as operações na bolsa de valores, que são intermediadas pelas corretoras de valores.

O preço de uma ação pode oscilar bastante em um único dia, especialmente no caso de small caps, que são as ações de empresas menores e mais suscetíveis ao fluxo financeiro.

O que influencia o preço de ações

Quando uma companhia decide abrir seu capital e entrar na bolsa de valores, ela precisa fazer uma Oferta Pública Inicial, a chamada IPO (em inglês, Initial Public Offering).

É quando ela define a cotação inicial, geralmente feita com base em uma avaliação do balanço patrimonial. A partir daí, as cotações são ajustadas por conta da percepção de valor que os investidores conferem às ações.

Essas percepções influenciam os preços porque a bolsa funciona em uma espécie de leilão, com ofertas de venda e ofertas de compra que são casadas eventualmente. Veja a seguir alguns dos fatores mais importantes nas avaliações de investidores:

Lucro da empresa

O faturamento e o lucro de uma organização e sua saúde financeira ao longo do tempo podem influenciar bastante o preço de suas ações. Quando uma empresa apresenta lucro alto, a tendência é que o preço de suas ações suba. No fim das contas, o preço das ações segue o crescimento do lucro das empresas.

Condução dos negócios

Pode parecer um tanto subjetivo, mas o estilo de gestão de uma empresa também pode ter impacto no preço de suas ações. Isso porque empresas bem gerenciadas atraem investidores sólidos, de médio e longo prazo, o que valoriza seus papéis.

Distribuição dos lucros

Empresas “generosas”, que pagam bons proventos, costumam atrair a atenção de investidores de longo prazo. Assim, mesmo em cenários desafiadores e incertos, elas acabam sofrendo menos do que outros papéis.

Dívidas

Empresas endividadas podem ser um risco para os investimentos. Dívida crescente, por exemplo, é um péssimo sinal. Já uma dívida sob controle, acompanhada de elevação dos lucros e geração de caixa, pode ser vista como positiva.

Por que acompanhar o preço de ações

Para quem está pensando em investir na bolsa, acompanhar o preço das ações é essencial, mesmo que sua estratégia seja baseada em análises de longo prazo.

Desempenho da sua carteira de renda variável

Mesmo que sua intenção seja deixar o dinheiro lá, sem se preocupar tanto com as oscilações, é bom ficar de olho no sobe e desce das ações. Esse pode ser um indicativo de todas aqueles fatores que listamos acima.

Por exemplo, se o preço das ações de determinada empresa só vem caindo, esse pode ser um sinal para você reavaliar o case ou aproveitar a baixa para investir ainda mais.

Oportunidades de investimento

Existe um conselho recorrente no universo da bolsa de valores: “Compre na baixa e venda na alta”. Mas, para você saber quando é a baixa e quando é a alta e aproveitar a melhor oportunidade de investimento, é preciso acompanhar o preços das ações – de novo, tanto daquelas em que você já investe, para não perder uma boa oportunidade de venda, quanto o de outras ações, para aproveitar um bom momento para compra.

Como acompanhar o preço de ações

Há diversas formas de acompanhar o preço das ações pela internet, o que facilita na hora de criar o hábito de olhar as cotações com regularidade. Confira os meios mais comuns:

Aplicativo da corretora

Todas as corretoras de valores oferecem apps pelos quais o cliente pode acompanhar suas e outras ações. Esses aplicativos costumam ser modernos e intuitivos, e por meio deles o cliente também pode movimentar seus investimentos.

Site da B3

A B3 é a bolsa de valores do Brasil. Por lá, é possível acompanhar as cotações do dia com precisão e confiabilidade. Clique aqui para conferir.

Software de cotações

Existem diversos softwares de análises e cotações disponíveis para investidores. Essas plataformas permitem o acompanhamento das empresas e das oscilações do mercado em tempo real. O programa pode mostrar com eficiência e precisão informações como histórico de preços e cotação, além de oferecer indicadores e gráficos.