Quer reter talentos? Ofereça previdência privada para seus funcionários

Por Redação Onze

Quais são as vantagens de oferecer um plano de previdência para funcionários

Pensar na aposentadoria nunca foi tão importante. A reforma da Previdência, aprovada no ano passado, afetou o valor do benefício, que já era baixo, tornando mais difícil obter a aposentadoria integral, o teto de R$ 6.101,06.

Ou seja, cada vez menos é possível contar com o benefício do INSS no período de inatividade. Consequentemente, investimentos em planos de previdência privada entram no foco dos brasileiros como forma de ter um maior conforto financeiro na aposentadoria. Portanto, oferecer esse benefício aos colaboradores pode diferenciar a sua empresa ante concorrentes.

Pesquisa de benefícios feita pela consultoria de benefícios AON com 536 empresas aponta que 56% delas já oferecem o benefício de previdência complementar a funcionários. A maioria (61%) optam por planos de previdência aberta, oferecidos por seguradoras, gestoras independentes e bancos nos modelos VGBL e PGBL.



 

Benefício conjunto é unanimidade

O modelo de contribuição adotado por praticamente todas as empresas que oferecem planos de previdência (96%) equivale a um percentual de contribuição do funcionário.

Entre as empresas que adotam o modelo, 80% delas contribuem com 100% sobre o valor de contribuição do funcionário. Por exemplo, se o empresário contribui com 100 reais por mês para o plano de previdência privada, a empresa paga mais 100 reais.

Isso torna o investimento imbatível, pois a contribuição do empregador pode ser vista como um acréscimo de salário ou uma aplicação com 100% de rendimento.

Vantagens de oferecer um plano de previdência empresarial

Há uma série de vantagens para a oferta de planos de previdência para funcionários, como aumento de produtividade e atração e retenção de talentos.

Além disso, o benefício é flexível e pode se adequar a diferentes estratégias de negócios e também diversos portes de empresa. Entenda abaixo os principais benefícios de oferecer a previdência empresarial aos seus funcionários:

Aumento de produtividade

Como o benefício traz maior tranquilidade em relação ao futuro financeiro, pode aumentar a produtividade dos colaboradores.

Como é descontado do salário mensal do trabalhador, esses planos de previdência também são vistos como uma poupança forçada.

Retenção de talentos

Entre as principais causas para um funcionário pedir demissão estão os benefícios (14%), que só perdem para melhores perspectivas de carreira (75%) e maiores salários (53%), aponta uma pesquisa da PwC.

O plano de previdência privada pode ajudar a atrair e reter talentos não apenas por conta de ser um benefício diferenciado como também pela criação de regras de resgate para o plano.

Por exemplo, é possível definir que funcionários que deixam a empresa em até 5 anos após início das contribuições com a previdência levem apenas 50% do dinheiro aportado pelo empregador. Caso o funcionário fique mais de 5 anos no trabalho, poderá sacar um valor maior da contribuição feita pela empresa, e assim por diante.

Pesquisa de benefícios da Metlife mostra que aumentar a satisfação do funcionário com o atual emprego é importante para 99% das empresas que oferecem benefício, seguida pela manutenção de funcionários e habilidades necessárias ao negócio – ambas importantes para 93%.

Benefício personalizável

A forma de contribuição do plano de previdência empresarial pode se adequar à estratégia de cada empresa. Isso porque a empresa pode criar regras para contribuições e recebimentos.

Os valores mensais podem ser fixos para todos os funcionários, mudar conforme o cargo do colaborador ou corresponder a um porcentual do salário do funcionário. É possível ainda estabelecer tetos de contribuição.

Diferencial maior nas empresas menores

O plano de previdência corporativa é indicado para empresas de tamanhos variados.

O diferencial é ainda mais importante em médias e pequenas empresas porque quanto menor o porte da empresa, mais os funcionários tendem a estar insatisfeitos com o trabalho. Na pequena empresa, 35% se declaram insatisfeitos. Na média empresa, esse porcentual sobe para 40%, enquanto na grande, atinge 42%.

Em caso de startups, empresas pequenas de alto crescimento, esse assunto pode ser vital, já que competem com empresas de maior porte na atração de talentos.

Para contratação do benefício é cobrada apenas uma taxa de administração. Não há custos adicionais para oferecer o plano aos empregados. Caso opte pelo benefício conjunto, a empresa também terá de arcar com a metade do valor da parcela do plano, para cada trabalhador que optar pela modalidade.

Economia para o bolso

No plano de previdência empresarial a empresa pode deduzir o Imposto de Renda das contribuições que são feitas por ela no limite de 20% do valor total da folha de pagamento dos participantes do plano. Dessa forma, é possível compensar o custo que se teria em oferecer o benefício.

Para isso, a exigência é que a empresa opte pelo regime de tributação do lucro real e classifique esses desembolsos como despesas operacionais.

Esse benefício só é válido no caso de opção da empresa por um plano PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre). Nesses planos de previdência a tributação recai sobre o valor da reserva.

Os funcionários participantes do plano também têm um benefício fiscal. Caso optem pelo modelo completo da declaração do IR, é possível deduzir até 12% da renda bruta anual no cálculo do imposto, segundo previsto em lei (9.532/97).

Na outra modalidade de plano de previdência, a Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL), não há benefício fiscal, e a tributação recai sobre os rendimentos obtido na aplicação.

A contribuição da empresa ao plano não é considerada como salário. Portanto, além de obter um incentivo fiscal, por lei (10.243/01), encargos trabalhistas não incidem sobre esses valores.

Conheça a Onze

Se interessou pela previdência privada empresarial, mas ainda não tem muita intimidade com esse tipo de benefício? A Onze é uma gestora especializada no tema que ajuda empresas de todos os portes a oferecer investimentos com bons retornos aos funcionários.

Leia também