Transferência bancária: quanto tempo demora para cair um DOC?

Por admin

Transferência bancária

Se você tem uma conta bancária, provavelmente já deve ter ouvido falar nos termos DOC e TED. Apesar de bastante utilizados, esses procedimentos ainda levantam dúvidas para algumas pessoas, especialmente quanto aos seus prazos e limites de transferência.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é e quanto tempo demora para cair um DOC, de forma que as suas transações financeiras fiquem mais facilitadas. Acompanhe!

Confira também: CPF na nota vale a pena?

O que é um DOC bancário?

O DOC, sigla para Documento de Ordem de Crédito, é uma modalidade de transferência entre contas bancárias. Geralmente, ele é utilizado para mover valores entre duas instituições financeiras diferentes, ou seja, quando a conta de destino está alocada em um banco diferente da conta de origem do dinheiro.

Para realizar um DOC é preciso contar com uma série de dados a respeito da conta do beneficiário, para a qual o dinheiro vai ser destinado, como:

  • nome do banco;
  • número da conta;
  • agência bancária da conta;
  • tipo de conta (conta corrente ou poupança);
  • nome completo
  • CPF do destinatário.

É importante conferir todas as informações na hora de realizar o procedimento, de forma a garantir que o DOC seja bem-sucedido     .

Quanto tempo demora para cair um DOC?

O DOC tem um tempo de compensação de um dia útil. Isso quer dizer que, se a operação for realizada em um dia de semana, o dinheiro deve ser compensado na conta de destino no próximo dia útil. Isso vale para DOCs realizados dentro do horário comercial.

Geralmente, os DOCs feitos após esse horário já contam como realizados no dia seguinte, e levam até dois dias úteis para cair.

No caso de operações de DOC feitas aos finais de semana ou em feriados, o tempo de espera é ainda mais longo: a compensação do valor transferido pode levar até três dias úteis para ser efetuada.

O DOC tem limite do valor a ser transferido?

Sim! O DOC limita as transferências bancárias a R$ 4.999,99. Caso o correntista queira transferir um valor maior do que este, será necessário utilizar outra modalidade de transferência ou realizar mais de uma operação de DOC.

TED ou DOC: qual vale mais a pena?

Atualmente, o formato de TED (Transferência Eletrônica Disponível) tem se destacado cada vez mais. Isso porque esse tipo de transferência tem um prazo de compensação muito menor que o DOC.

Caso a operação bancária seja feita durante os dias de semana e até às 17h, o valor transferido entra na conta de destino ainda no mesmo dia. Já se a operação ocorrer após esse horário, a compensação acontece já no próximo dia útil. Contudo, o TED não pode ser feito aos finais de semana, apenas agendado para o próximo dia útil.

Até alguns anos atrás, o TED ainda não era tão utilizado, pois      exigia um valor mínimo para ser realizado. Porém, hoje em dia, essa exigência não existe mais, o que tornou a modalidade ainda mais vantajosa.

Além disso, o custo das operações de TED e DOC já foi equiparado na maioria dos bancos brasileiros.

Saiba mais sobre investimentos com a Onze!

Agora que você já sabe quanto tempo demora para cair um DOC, veja como investir o seu dinheiro com sabedoria e segurança.

A Onze Investimentos é uma empresa focada em oferecer as melhores opções de produtos financeiros para investidores brasileiros que buscam uma experiência digital otimizada e taxas justas. Acesse o site da Onze para ler os melhores conteúdos sobre esse assunto!