Recrutamento e seleção de colaboradores: confira dicas para evitar erros na hora de contratar

Por Redação Onze

recrutamento e seleção de colaboradores

Em um mercado concorrido e com clientes cada vez mais exigentes, o capital humano pode ser o grande diferencial das empresas. E nesse sentido, contar com um processo de recrutamento e seleção de colaboradores eficiente é primordial.

O procedimento ajuda a evitar gastos desnecessários e a perda de tempo com a contratação de profissionais que não se encaixam no perfil solicitado para a vaga. Mas escolher o melhor candidato para ocupar o cargo nem sempre é uma tarefa tão simples, exigindo muito cuidado por parte do setor de Recursos Humanos.

A importância do RH no processo de recrutamento e seleção de colaboradores

De acordo com a pesquisa Índice de Confiança – Sondagem de Profissionais Qualificados, feita pela Consultoria de Recursos Humanos Robert Half, 80% dos recrutadores apontam que o maior desafio na hora de selecionar os candidatos é encontrar pessoas competentes. Por isso, o trabalho dos profissionais do setor de RH é tão importante: desde a seleção de currículos até a promoção do bem-estar e conforto dos funcionários.

A utilização da metodologia e das ferramentas adequadas é de extrema relevância para evitar a alta rotatividade de funcionários e os custos com turnover. Além de talento e competência, os profissionais devem entender a visão cultural e a proposta de valor da companhia.

A forma como os funcionários engajam com a empresa reflete diretamente no alcance das metas, nos resultados e no crescimento dos negócios. O setor de recursos humanos adota estratégias e ações que aproveitem ao máximo a capacidade dos colaboradores, focando na satisfação das pessoas e nos objetivos da companhia.

Diante disso, uma metodologia tem sido utilizada com frequência: o RH estratégico. Nesse conceito, o setor de recursos humanos adota um planejamento que apoie os objetivos da organização a longo prazo. O procedimento envolve todos os departamentos, além de buscar uma forma de aproveitar ao máximo a capacidade de cada colaborador.

Dicas para evitar erros no recrutamento de colaboradores

O especialista em recrutamento deve realizar uma análise minuciosa do perfil do candidato. Isso porque as pessoas são o bem mais precioso de um negócio, impulsionando a inovação e a transformação da empresa em um cenário volátil e repleto de desafios.

Para contar com uma equipe de funcionários que atenda a todos esses requisitos é preciso ser eficiente no momento da contratação. Mas qual é o segredo para encontrar o melhor profissional para ocupar a vaga?

Confira alguns fatores que devem ser aplicados ao longo do processo de recrutamento e seleção de colaboradores:

Seleção de currículos

Visto como uma das etapas mais complexas e difíceis do recrutamento especializado, a captação e seleção dos currículos pode envolver uma série de falhas. Falta de verificação das referências citadas, desconsiderar a cultura organizacional, fazer perguntas erradas e realizar apenas uma entrevista com o candidato estão entre os principais equívocos.

A consequência é um processo de recrutamento comprometido, e a contratação de um profissional com o perfil que não condiz com as exigências da vaga.

Prova de seleção

Existem diferentes tipos de prova de seleção, nas quais são utilizados métodos distintos para avaliar a capacidade do profissional. Além disso, é ela que vai guiar o departamento de Recursos Humanos na definição do melhor candidato e na retenção de talentos para a empresa.

Entrevista semiestruturada

Possui um direcionamento menos engessado, permitindo a flexibilidade das perguntas durante a conversa com o candidato. A entrevista semiestruturada ajuda a entender o profissional além das suas aptidões técnicas, avaliando se ele está alinhado com os valores e a cultura da organização.

Como otimizar o processo?

Através do RH 4.0 é possível tornar o recrutamento e seleção de colaboradores mais dinâmico e tecnológico. A automação permite que as tarefas sejam exercidas de forma estratégica pelos especialistas em recrutamento, auxiliando na busca e na retenção de talentos de forma mais ativa.

A implementação do RH 4.0 oferece diferentes benefícios em relação ao procedimento de recrutamento e seleção:

  • As novas tecnologia como Inteligência Artificial e algoritmos ajudam a avaliar os currículos;
  • As entrevistas podem ser realizadas através de plataformas de vídeo, podendo ser revisadas por outros recrutadores.

Sistemas integrados de gestão, informações concentradas em uma única plataforma e segurança de dados são os principais atrativos que a automação oferece para os profissionais do setor de RH.

Terceirização do processo seletivo

Mas como nem sempre a otimização do recrutamento e da seleção de talentos é fácil, muitas companhias acabam optando por terceirizar essa tarefa.

Assim como no caso do RH 4.0, a terceirização do processo seletivo é uma opção para otimizar tempo e reduzir gastos ao longo das etapas de recrutamento.

De maneira geral, as consultorias de RH costumam possuir know-how e experiência em entender as necessidades da organização contratante – recrutando os melhores candidatos para a vaga.

Conte com a Onze na retenção de talentos

Independentemente do processo seletivo adotado, o mais importante é contratar de forma assertiva e manter o colaborador engajado e confortável no ambiente de trabalho. E isso inclui a valorização e os cuidados com a saúde financeira dos funcionários.

Uma empresa que deseja reter os melhores talentos precisa oferecer benefícios, como a Previdência Privada Corporativa da Onze. Esse é um diferencial competitivo em relação a outros negócios do mercado, auxiliando no recrutamento e retenção dos colaboradores.