Recrutamento especializado: o que é, como funciona e por que contratar

Por Redação Onze

recrutamento especializado

O recrutamento especializado é uma forma mais eficaz em contratações que sejam mais estratégicas para a empresa, ajudando a reduzir os riscos de contratação do funcionário errado para a vaga.
Mais aprimorado do que um processo seletivo convencional, esse tipo de recrutamento é uma das melhores alternativas que um RH estratégico pode recorrer, quando necessita ocupar vagas que exigem critérios de seleção mais rígidos para evitar erros.

Considerado ágil e seguro, esse método que pode ser aplicado tanto por pequenas quanto grandes empresas, garante mais eficiência na contratação de novos talentos, porque os candidatos são avaliados por profissionais da mesma área.

Hoje, mais de 90% das contratações são realizadas de forma errada no Brasil, conforme aponta a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Para entender como o recrutamento especializado pode tornar a seleção mais eficiente, e como ele funciona, reunimos algumas informações importantes sobre o tema neste artigo.

Fique conosco e boa leitura!

Como funciona o recrutamento especializado

Na hora de contratar um funcionário novo, independentemente da vaga, o ideal é que uma empresa acerte na escolha. Para isso, precisa evitar erros que muitas vezes acontecem na fase de seleção de currículos e também durante as entrevistas.

No entanto, a maioria das organizações possuem cargos gerenciais e estratégicos, que demandam ainda mais cuidado na contratação, e para isto o recrutamento especializado é a melhor alternativa.

O método, que costuma ser executado por empresas de consultoria, consiste num processo seletivo no qual os candidatos são avaliados por profissionais da mesma área.

Na prática, o recrutador de um advogado, por exemplo, será um profissional de Direito; enquanto o de um engenheiro será uma pessoa formada em Engenharia, e assim respectivamente. Em todos os casos, eles fazem alinhamento prévio com a empresa, e utilizam técnicas para verificar a motivação, expectativas, fit cultural, entre outras características importantes do candidato.

Geralmente, esse tipo de serviço é adotado por instituições de grande porte para ocupar cargos importantes como gerentes e funcionários de tecnologia da informação. Mas, o método também é recomendado para empresas pequenas com equipes mais enxutas, como as startups, que na maioria das vezes não possuem uma área de recursos humanos estruturada, e nem possuem tempo para perder com contratações erradas.

Quais são os principais benefícios do recrutamento especializado

Atualmente, o recrutamento especializado é uma forma mais eficaz em contratações que sejam mais estratégicas para a empresa. Confira abaixo os principais benefícios:

Maior agilidade

Reduz a burocracia e a lentidão dos processos seletivos, já que a triagem de currículos e entrevistas são executadas por terceiros, e contam ainda com o emprego de tecnologias que conferem mais rapidez na escolha.

Avaliação técnica

Ajuda a detectar habilidades técnicas, que sejam fundamentais para o desenvolvimento da função, e que num processo seletivo convencional, o recrutador não teria bagagem profissional suficiente para identificá-las.

Alinhamento cultural

Diminui o tempo e também o esforço da empresa em moldar e treinar o funcionário, porque a isenção do recrutador e a visão externa que ele tem do negócio, o ajudam na hora de encontrar pessoas mais alinhadas ao fit cultural.

Controle do turnover

Como se trata de uma escolha mais certeira, ele melhora a retenção de colaboradores, diminuindo assim os altos índices de rotatividade, que podem prejudicar a produtividade da empresa e ainda gerar despesas.

Redução de custos

Por reter mais funcionários, o recrutamento especializado evita todas as despesas decorrentes de rescisões contratuais com CLT, processo seletivo para substituir funções, além de treinamento e preparação de novos colaboradores.

Menos falhas

Como é feito de forma aprofundada, o método ajuda a evitar falhas como escolha de perfis que não tenham as competências necessárias, ou que não estejam alinhados à cultura da empresa.

Qual a forma de aplicar o recrutamento especializado?

De acordo com estudo publicado pela Harvard Business, empresas que desenvolvem boas práticas de seleção como o recrutamento especializado, por exemplo, são em média 51% mais competitivas no mercado. Mas, antes de adotar essa medida, é importante entender a forma correta de usá-la para ter resultados mais eficazes na contratação.

O primeiro passo é escolher bem a consultoria que fará o trabalho de recrutamento e seleção. Após a escolha, o ideal é que seja feita uma reunião de alinhamento entre o recrutador e a empresa para definir todas as etapas do processo.

Nesta fase também é muito importante que seja estabelecido quais competências técnicas e comportamentais o profissional especialista deverá identificar durante a triagem dos candidatos.
Como esse método será aplicado com profissionais mais estratégicos para organização, vale frisar que munir o recrutador de boas ferramentas para abordar o candidato, pode fazer a diferença no processo. Ter uma reputação positiva como marca empregadora é um dos elementos que podem ajudar bastante na atração de novos talentos.

Como a Onze faz a diferença na hora do recrutamento?

Fortalecer a reputação da empresa como marca empregadora faz a diferença na hora de recrutar bons profissionais. Para isto, uma estratégia eficiente é ter um pacote de benefícios atrativo, como a Previdência Privada Corporativa da Onze, que é uma excelente alternativa B2B para instituições oferecerem aos seus colaboradores.

Quer saber mais informações sobre a Previdência Privada Corporativa da Onze, entre em contato conosco e veja como a solução pode ajudar na atração de mais talentos.

Leia também