Tipos de renda: quais são os principais e como aumentar sua renda

Por Redação Onze

Tipos de renda

O seu orçamento, ao contrário do que muita gente pensa, pode ser complementado por diferentes tipos de renda. Sim, é verdade: seu salário não precisa ser a sua única receita.

Mas, antes, é preciso conhecer essas modalidades distintas para fazer uso delas de forma assertiva, contribuindo para a sua saúde financeira. E é justamente isso que propomos neste artigo. Então, não deixe de acompanhar até o final.

Tipos de renda: quais são eles?

É comum que, quando alguém pergunte a você qual é a sua renda financeira, automaticamente, venha à sua cabeça o seu salário. E não está de todo errado. Afinal, o valor que cai na sua conta todos os meses, fruto do seu esforço no trabalho, é um tipo de renda.

No entanto, a sua remuneração não é a única. Renda financeira, na verdade, é toda e qualquer receita que uma pessoa pode ter acesso, sendo dividida em categorias.

Renda ativa

É a mais conhecida e onde está inserida, aí sim, o seu salário e demais gratificações relacionadas ao seu esforço, a sua produção. Aliás, é por isso que se chama renda ativa, porque você só recebe a sua “recompensa” mediante uma contrapartida. Ou seja, ela precisa ser ativada de alguma maneira.

Renda passiva

Ela é diferente, por exemplo, da renda passiva, em que o seu dinheiro gera lucro, se acumula sozinho. Os investimentos financeiros, de qualquer espécie, são os casos mais comuns.

Talvez você esteja pensando que, para aplicar seu capital, também existe uma contrapartida. Afinal, é preciso tomar a decisão de investir.

Sim, é verdade. A grande questão é que, a partir do momento em que você faz uma aplicação, o desenrolar dessa ação não depende mais do seu esforço. Por isso, é uma renda passiva.

Renda vitalícia

A renda vitalícia pode ser classificada como uma subcategoria da renda passiva. Mas, conforme o próprio nome já entrega, é uma receita que perdura pela vida toda. Este é o caso característico de investimentos como a previdência privada, por exemplo.

Como aproveitar os diferentes tipos de renda

Agora que você já conhece os diferentes tipos de renda, que tal aproveitá-los da melhor forma possível? Separamos algumas dicas que podem ajudar nessa missão. Confira:

Conheça em detalhes a sua renda ativa

O primeiro ponto é aproveitar melhor a sua renda ativa. Para isso, você vai precisar conhecer a fundo, de fato, qual é o seu salário líquido e para onde esse dinheiro está indo. Só assim, você vai ter certeza de qual é o seu orçamento básico e o que ele oferece de possibilidades.

Essa também é uma ótima oportunidade para encontrar gargalos que podem ser corrigidos, como, por exemplo, gastos desnecessários e compras por impulso que, eventualmente, você faça.

Para isso, uma boa dose de educação financeira pode ajudar. Aquela dica já batida, mas que sempre funciona, vem à tona novamente: invista em uma planilha de gastos. É simples e fácil, mas é a melhor maneira de controlar suas despesas e se aproximar de seus objetivos financeiros.

Dê uma oportunidade à renda passiva

Digamos que somente o seu salário seja suficiente para manter o padrão de vida que você deseja. Mas e se algum imprevisto acontecer e, porventura, essa receita não der mais conta das suas necessidades?

Ou se, por acaso, você for demitido e não puder contar com a sua remuneração por um tempo? Como fica a sua situação?

Mesmo que a sua renda ativa garanta todos os seus objetivos, é sempre bom ter outras opções para não ficar refém de uma única alternativa.

Em outras palavras, seja pelo motivo que for, vale a pena começar a investir. Mesmo que seja em uma aplicação mais conservadora, caso o seu receio seja o risco que algumas dessas operações envolvem.

Até porque existem investimentos para todo o tipo de perfil e, aqui mesmo no blog da Onze, você tem acesso a diversos textos que trazem dicas sobre como alocar seu capital em diferentes fundos.

É interessante pensar na renda passiva como uma oportunidade de aumentar o seu patrimônio e gerar novas receitas. Também não deixa de ser uma maneira de olhar para o seu futuro, colocar seus sonhos em perspectiva e criar aquele fundo de reserva para se prevenir contra eventualidades.

Pense na sua aposentadoria

Por falar em pensar no seu futuro, nunca é cedo demais para começar a planejar a sua aposentadoria. E é aqui que entra a renda vitalícia. Investir na previdência privada é a oportunidade ideal para você manter o seu padrão de vida mesmo depois de parar de trabalhar.

Tudo o que você precisa fazer é separar uma determinada quantia mensal para aplicar em fundo e resgatar esse rendimento lá na frente. Viu só como contar apenas com o seu salário é um risco desnecessário?

Esperamos que tenham gostado do nosso artigo sobre tipos de renda e, para ter acesso a mais conteúdos como esse, acompanhe o blog da Onze!