Atração de talentos: Como conquistar bons profissionais?

Por Redação Onze

atração de talentos

A atração de talentos é um dos maiores desafios que as empresas enfrentam nos dias atuais. Um dos principais fatores impacta na conquista de bons profissionais é a transformação digital. A internet mudou não só nossas relações, como também multiplicou as possibilidades de trabalho, e tem revolucionado muitos ambientes corporativos. Para piorar, as novas gerações não estão engajadas e comprometidas com o meio corporativo.

De acordo com estudo feito pela Gfk, uma das maiores empresas de pesquisa de mercado no Brasil, apenas 20% dos jovens com idade entre 18 e 29 anos realmente estão preocupados com seus empregos. Tal comportamento afeta diretamente o recrutamento de profissionais, já que torna ainda mais difícil conquistar novos talentos.

Para ajudar você a entender um pouco mais sobre o tema, vamos pontuar a seguir como funciona a atração de talentos na maioria das empresas. Além de explorar os problemas que dificultam o processo, e apresentar dicas que podem trazer bons resultados para o recrutamento da sua empresa.

O que é a atração de talentos?

A atração de talentos é a capacidade que uma empresa tem de conquistar profissionais de alta performance. É uma estratégia de recrutamento que vai além do convencional, porque não se resume simplesmente em ocupar uma vaga, mas sim em encontrar pessoas com as competências e habilidades necessárias.

Geralmente, uma das melhores maneiras de atrair e reter funcionários é investindo em ações de Employer Branding que, em outras palavras, significa construir no mercado uma boa reputação como marca empregadora.

Ter uma reputação negativa pode custar até 10% mais na hora de contratar novos talentos, conforme aponta levantamento da Harvard Business Review em parceria com ICM Unlimited. Por isso, é indispensável que as empresas tenham uma boa política para atração de talentos, e que elas fomentem seu Employer Branding.

Vale lembrar que hoje não são apenas as companhias que buscam o candidato ideal, mas os profissionais também têm poder de escolha, e muitos deles estão em busca do emprego dos sonhos.

Qual a importância da atração de talentos?

O capital humano é um dos bens mais valiosos da empresa, e investir nele deve ser prioridade.

Quando não há um planejamento estratégico para atrair novos talentos, todo o negócio fica comprometido. Além de arcar com gastos desnecessários, a companhia ainda sofre com outros problemas, como por exemplo, a baixa produtividade. Segundo pesquisa do Linkedin e da Price Waterhouse Coopers Auditores, o Brasil deixa de gerar até US$ 11 bilhões em riquezas por conta de contratações mal sucedidas.

Quando a empresa tem dificuldade para encontrar o profissional adequado e fechar uma vaga em aberto, isto também afeta a produtividade do restante da equipe. Enquanto o posto não é preenchido, os demais colaboradores ficam sobrecarregados, o que aumenta as situações de estresse e causa desmotivação. O problema também impulsiona as demissões, gera custos com turnover e deixa os funcionários mais antigos inseguros.

Entre os principais erros que as empresas cometem na atração e retenção de talentos, podemos citar ainda:

  • falta de benefícios que sejam atrativos;
  • plano de carreira mal estruturado;
  • metas inalcançáveis;
  • clima organizacional ruim;
  • comunicação falha;
  • e, principalmente, a existência de um processo seletivo deficiente e mal definido.

Como melhorar a atração de talentos?

Para atrair novos talentos é fundamental que a empresa reconheça e promova sua cultura organizacional, e que ela funcione como ponto de referência para os colaboradores. Quando os funcionários entendem o que eles estão fazendo, e porque aquilo é importante, eles ficam mais engajados e ajudam a disseminar a marca. Tudo isto, ajuda a despertar em outros profissionais o interesse de fazer parte da empresa.

Na hora de encontrar o perfil ideal, os recrutadores também podem contar com o apoio da tecnologia, que diminui o tempo gasto e contribui com uma busca mais certeira. Atualmente, existem no mercado alguns softwares que oferecem todo o processo seletivo já estruturado para empresa, da recepção dos currículos à aplicação de testes.

Além disso, as equipes de recursos humanos também possuem à sua disposição o Linkedin, que já se tornou uma das maiores referências do mundo corporativo para encontrar profissionais de alta performance.

Os benefícios empresariais na atração de talentos

Por fim, vale ressaltar que é preciso dar atenção especial aos benefícios empresariais, porque eles são uma boa forma de atrair e reter talentos.

Planos de saúde, vale refeição e vale transporte são alguns dos mais comuns, que boa parte das empresas oferecem. Mas, é possível fugir do óbvio com benefícios que contribuam com outras áreas da vida pessoal do colaborador, como por exemplo, a saúde financeira. Além de melhorar a produtividade, reduzindo o estresse financeiro do funcionário, é uma medida que também ajuda a atrair novos talentos.

Sobre a Onze

A Onze é uma gestora de investimentos que visa a saúde financeira dos brasileiros, e oferece previdência privada para empresas, uma alternativa de benefício que poucas empresas oferecem hoje em dia, e faria bastante diferença.

Leia também