Benefício Social Familiar: o que é, como funciona e quais as vantagens para a empresa

Por Redação Onze

Benefício Social Familiar

Todo colaborador está sujeito a passar por momentos na vida em que tudo que ele mais precisa é ter tranquilidade e segurança, como acontece no nascimento de um filho, ou receber amparo e apoio em casos como o falecimento de um parente próximo.

Ademais, seja qual for a situação, a empresa tem um papel importante no acolhimento desse colaborador, e uma das formas dela fazer sua parte com baixo custo é através do Benefício Social Familiar (BSF).

Mas como exatamente esse benefício funciona? O que abrange? Quem tem direito? Neste artigo nós explicamos o funcionamento do BSF, quais as vantagens da empresa em oferecê-lo, e como gerenciá-lo da melhor forma.

Fique conosco e confira!



O que é Benefício Social Familiar?

Considerado um modelo inovador de atendimento social e apoio à família do colaborador, o Benefício Social Familiar foi criado pela Convenção Coletiva de Trabalho com o propósito de auxiliar os colaboradores naqueles momentos importantes da vida, sejam eles bons como o nascimento de um filho; ou ruins, quando o mesmo sofre um acidente que o deixa incapacitado de trabalhar, e até mesmo em situações mais graves como falecimento.

Para fins de esclarecimento, vale informar que em caso de falecimento do colaborador, seu contrato é automaticamente extinto, mas o empregador ainda tem algumas obrigações legais junto ao INSS, que posteriormente são repassados aos dependentes habilitados de acordo com a lei. Com a adesão ao BSF, a empresa consegue oferecer um suporte ainda maior nessas situações sem onerar muito os seus custos operacionais.

Desenvolvido a partir da análise das principais necessidades de cada segmento, e também da observação de tudo aquilo que compreende a rotina dos colaboradores, empresas e os seus respectivos sindicatos, o benefício, também conhecido como assistência social familiar, foi idealizado para gerar soluções práticas e tecnológicas para todos os envolvidos.

Vantagens do Benefício Social Familiar

De modo geral, o Benefício Social Familiar é um modelo de gestão que gera oportunidades para que as entidades tenham sustentabilidade e possam disponibilizar benefícios para que as empresas reduzam seus custos operacionais com segurança, e tenham maior agilidade na gestão. Essa forma de gestão moderniza as relações de trabalho, aglutinando forças para que todos sejam beneficiados, e tenham um melhor relacionamento.

Como funciona o Benefício Social Familiar?

Na prática, a empresa custeia o incentivo mensalmente por meio de boleto bancário pago ao sindicato, e o colaborador pode desfrutar de diversos benefícios sociais para toda a sua família sem precisar arcar com nenhum custo adicional. A adesão por parte da empresa é obrigatória caso o BSF esteja previsto na pauta de negociação e na convenção coletiva.

Quando necessário, os benefícios devem ser disponibilizados pelos sindicatos de cada categoria e segmento, sem burocracia, carências, entre outros impedimentos. Mas, apesar de representar mais um custo para empresa, como já abordamos acima, o empregador também pode tirar proveito dos benefícios proporcionados pelo BSF.

O valor da adesão ao benefício social a ser pago ao sindicato geralmente é definido antecipadamente entre representantes das empresas e dos colaboradores, podendo variar de sindicato para sindicato. Em muitos casos, o valor custa em média R$ 20.00.

Quais os principais benefícios disponíveis?

Abaixo destacamos alguns benefícios disponibilizados pela assistência social familiar:

  • Para o colaborador e seus familiares: Auxílio natalidade, bônus para casamento, auxílio funeral, auxílio babá, assistência psicológica, empréstimo consignado, desconto em redes de farmácias, capacitação online, auxílio cultural, assistência em acidentes, auxílio para recolocação no mercado em caso de dispensa;
  • Para empresa: Reembolso de despesas com auxílio creche, redução de despesas com licença casamento, apoio financeiro nas despesas com licença maternidade e licença maternidade, redução de custos com medicina e segurança do trabalho, conexão com banco de talentos, ponto remoto, certificação digital, entre outros;
  • Para sindicatos: Apoio jurídico, qualificação, mediação, armazenamento de dados, gestão e cobrança, filiação sindical, supervisão de CCT, auxílio educacional, ajuda de custo com contadores, programas sociais e certificação digital.

Como a Onze ajuda na qualidade de vida do colaborador?

Para ajudar sua empresa a oferecer apoio ao colaborador naqueles momentos importantes da sua vida, a Onze, gestora de investimentos que é especializada na saúde financeira dos brasileiros, disponibiliza a Previdência Privada Corporativa, que consiste em um benefício empresarial que pode contribuir com as finanças, reduzindo o estresse financeiro, uma das maiores causas de baixa produtividade e dos altos índices de absenteísmo nas empresas.

Caso tenha interesse em saber mais sobre esse benefício, entre em contato e veja como ele pode fazer a diferença na qualidade de vida dos colaboradores.

Leia também