Código de conduta: o que é, para que serve e por que adotar

Por Redação Onze

Código-de-conduta

Em um mercado tão competitivo, é de extrema importância que as empresas atuem de acordo com leis, regras e normas. E para melhorar a imagem externa da companhia e garantir que os funcionários assumam a postura desejada, é necessário implantar um código de conduta. Neste post, você tem um resumo de tudo o que precisa saber sobre esse importante regulamento que traz benefícios práticos para o cotidiano da empresa.

O que é e para que serve o código de conduta

De maneira resumida, o código de conduta, também chamado de código de ética, é um conjunto de regras e princípios que deverão ser adotados por todos os funcionários, colaboradores e prestadores de serviço da empresa. Cada setor possui diretrizes internas que deverão ser observadas no andamento das ações dos colaboradores.

Independentemente da área de atuação e porte de uma empresa, esse documento serve para eliminar dúvidas e funciona como uma instrução para que os colaboradores saibam de que forma agir em diferentes situações e ambientes.

Você provavelmente já ouviu falar na filosofia, missão e valores da empresa. O código de conduta nada mais é do que um instrumento de divulgação desses princípios. Ele auxilia e promove um melhor entendimento da cultura organizacional da empresa e deve ser apresentado pelo RH no momento de admissão de um novo funcionário.

Benefícios do código de conduta

Confira abaixo alguns dos principais benefícios do código de conduta para uma empresa:

  • Melhora a comunicação interna entre colaboradores e superiores;
  • Melhora o entendimento entre os diferentes setores da empresa;
  • Melhoria de sua imagem;
  • Auxilia na produtividade da empresa;
  • Evita problemas éticos dentro da companhia;
  • Mantém a empresa funcionando de acordo com a lei.

Como implantar um código de conduta na sua empresa

Algumas ações e procedimentos são obrigatórios para implantar um código de conduta, como:

Criação de um comitê

É necessário criar um comitê para definir esse assunto e, para isso, o grupo precisa reunir o CEO da empresa, os principais executivos de todos os setores e profissionais do RH e do jurídico.

Conteúdo

Explicar o conteúdo do código de conduta de maneira bem detalhada, além de que a ética de todas as relações de trabalho devem ser descritas no documento. É importante que o conteúdo seja revisado por um advogado, para avaliar sua legalidade.

Discussão do conteúdo

O código de conduta precisa ser analisado por todos os membros do comitê, evitando que haja falhas e indefinições. No caso de ser uma empresa grande ou multinacional, é importante considerar uma consultoria para mediar as reuniões.

Publicação e divulgação

Depois da criação do código de conduta, é necessário publicar e divulgar o material. Para garantir que todos os colaboradores leram e estão de acordo com o código, o RH deve ter um comprovante de confirmação. Uma alternativa é adicionar à publicação um botão de confirmação que deverá ser acionado pelos colaboradores no ato da leitura.



Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros conteúdos sobre a área de recursos humanos e sobre a previdência privada corporativa.