Por que o Recursos Humanos da sua empresa precisa ter uma mudança de mindset?

Por Redação Onze

mindset recursos humanos

Palavra inglesa que significa “mentalidade”, o mindset pode ser definido como a forma pela qual estamos preparados e acostumados a atuar e executar as tarefas no dia a dia. No contexto corporativo, a transformação digital vem forçando as empresas a reverem todo seu mindset – principalmente o setor de RH.

Nesta era em que o modelo de trabalho tradicional foi revisto e novas plataformas fazem parte do cotidiano, a mudança de mindset é um dos temas mais discutidos no meio empresarial. O home office, por exemplo, chegou para ficar. E ainda que a gestão de pessoas e a cultura organizacional das empresas sigam passando por remodelações, um fato é certo: é indispensável aliar-se à tecnologia.

Continue conosco para entender porque a pandemia obriga o Recursos Humanos da sua empresa a ter uma mudança de mindset – e descubra como isso pode alterar a mentalidade de toda a sua equipe!



O novo mindset do RH

O setor de Recursos Humanos tem um papel preponderante na atração e manutenção daquele que é o maior bem das empresas: os grandes talentos e o capital humano. Na Era Digital, essa função não pode depender de metodologias ultrapassadas ou processos analógicos desgastantes, repetitivos e que trazem poucos resultados.

Na hora de recrutar e selecionar novos talentos, por exemplo, um RH moderno e estratégico deve contar com softwares e outras ferramentas tecnológicas que não só automatizam e facilitam várias tarefas (inclusive a análise de competências e aptidões) como trazem muito mais precisão e objetividade para todo o processo de contratação.

O mesmo vale para a retenção de talentos: além de facilitar o treinamento dos colaboradores, a tecnologia ajuda o RH a identificar os pontos a melhorar em cada funcionário, simplifica a rotina e reduz os custos com gestão. Além disso, proporciona mais segurança e rapidez para a comunicação interna e o armazenamento de dados.

O que é mindset digital?

O mindset digital é justamente o conceito de mentalidade corporativa em concordância com a transformação digital. Assim, implementar um mindset digital na equipe permite que as empresas atuem de maneira confortável e eficiente dentro do modelo que a Era Digital impõe – um modelo de atuação muito mais ágil e dinâmico.

No mindset digital, as ferramentas tecnológicas são usadas como verdadeiras aliadas para obter melhores resultados: elas otimizam tempo e dinheiro, facilitando as análises estratégicas, a comunicação entre os colaboradores e o processo de tomada de decisões.

E quem deve capitanear a mudança de mindset para um mindset digital é o próprio setor de RH.

Como o RH pode mudar o mindset da sua equipe?

É a partir da mudança de mindset do Recursos Humanos que é possível operar uma mudança comportamental e de mindset no próprio colaborador – o que é essencial para as empresas adaptarem-se à Era Digital.

Ao promover o uso de tecnologia em nuvem, informações integradas digitalmente e outras plataformas, o RH ajuda a implementar uma nova cultura organizacional e um novo mindset nas empresas. Um mindset que preza pela agilidade, adaptabilidade, pela saúde mental e capacidade de aprendizado e colaboração dos membros da equipe.

Neste novo mindset digital que torna-se cada vez mais predominante, algumas tendências já podem ser observadas:

  • Flexibilidade de horários: valoriza-se mais a produtividade e a eficiência dos colaboradores do que o cumprimento de horários fixos;
  • Flexibilidade de modelo de trabalho: o home office, o trabalho semipresencial e as reuniões virtuais ajudam as empresas a operarem a todo vapor;

  • Tecnologia e digitalização para otimizar o tempo e a eficiência:
    o mercado atual exige uma agilidade e uma precisão na integração das informações e na tomada de decisões que só o uso de ferramentas tecnológicas pode proporcionar;
  • O ser humano como prioridade: apesar da tecnologia ser cada vez mais importante, é o bem-estar e a saúde dos colaboradores que devem direcionar as ações da empresa: sem valorização e qualidade de vida no trabalho, cria-se um mindset frágil e com pouco engajamento da equipe.

Sobre a Onze

A valorização do colaborador e de sua saúde mental e financeira é um dos principais pontos do novo mindset nas empresas. Ao se sentirem estagnados ou desvalorizados, os funcionários tendem a reduzir a produtividade e o engajamento e a aumentar os índices de turnover.

É por isso que a Onze oferece os benefícios corporativos mais cobiçados pelos grandes profissionais – como a Previdência Privada Empresarial. Com a segurança financeira e patrimonial garantida, seus colaboradores trabalham melhor e mais felizes e a gestão de recursos humanos da sua empresa só tem a ganhar.