Pedagogia econômica: melhore sua relação com o dinheiro

Por Redação Onze

benefícios

Se você ainda não sabe muito sobre pedagogia econômica, não se preocupe. Faz pouco tempo que o brasileiro começou a se interessar por saúde financeira, e, por isso mesmo, alguns termos ainda são pouco conhecidos.

O mais importante neste momento é você entender logo uma coisa: ainda que o conceito possa parecer complicado, a ideia por trás vai no sentido oposto. O foco é justamente simplificar, facilitando o acesso a informações que envolvem o universo das finanças.

Este artigo vai na mesma linha: foi escrito para que você entenda melhor o conceito e as aplicações desta área. Com mais conhecimento, poderá tomar melhores decisões. Acompanhe!

O que é pedagogia econômica?

Moldada para aproximar qualquer pessoa do mundo das finanças, a pedagogia econômica foi criada como ferramenta de educação financeira. Ela é dedicada a simplificar a compreensão da área, normalmente vista com estranheza e distanciamento.

Este modelo reforça em nós a ideia de que, ainda que pareçam distantes, muitos conceitos estão presentes na rotina a cada escolha que fazemos envolvendo nosso orçamento. Além disso, desde cedo aprendemos que saber lidar com o dinheiro é importante para garantir um futuro melhor.

Mas como garantir que essa seja uma realidade?

Nesse sentido, a pedagogia econômica permite melhorar a compreensão sobre os serviços e os produtos financeiros, auxiliando quem não é especialista na área a tomar decisões mais seguras.

Para que serve a pedagogia econômica?

A pedagogia econômica, portanto, serve para nos mostrar a importância de conhecer e controlar o próprio orçamento. Mais do que isso, ela nos ensina a promover uma mudança de atitude, deixando de lado aquilo que compromete nosso futuro. 

De maneira resumida, podemos dizer que a principal missão é ajudar as pessoas a lidar melhor com as finanças pessoais, reforçando nelas a necessidade de agir de maneira que os ganhos sejam capazes de cobrir todos os gastos.

Além disso, ela mostra que é preciso estar sempre preparado para o impacto financeiro de eventuais imprevistos, capazes de bagunçar toda a lógica familiar e comprometer a qualidade de vida que se almeja.

Para se ter uma ideia, levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que quatro em cada dez (38,8%) brasileiros estavam negativados em fevereiro de 2020. A porcentagem equivale a 60,8 milhões de pessoas.

E, às vezes, isso ocorre puramente por falta de conhecimento de mercado e de opções.

Benefícios da pedagogia econômica

Para ficar mais fácil de visualizar, separamos 7 dos principais benefícios trazidos pela pedagogia econômica: 

  1. Definir melhor quais são os seus objetivos pessoais
  2. Estar preparado para emergências financeiras
  3. Consumir de maneira mais consciente
  4. Desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro
  5. Diminuir o estresse causado pela preocupação com o dinheiro
  6. Planejar melhor o seu futuro
  7. Estar mais perto da realização dos seus sonhos

5 dicas de pedagogia econômica para sua vida

Agora que você conhece o conceito de pedagogia econômica e entende como ele pode trazer bons resultados para a sua vida, é hora de pensar em formas de colocar isso em prática. 

1. Conheça o seu orçamento a fundo

Não há como começar de outra maneira: você precisa saber ao certo quanto ganha, quais são os seus principais gastos, o que pode mudar no seu padrão de consumo e quanto sobra ao fim de cada mês.

Essas informações são básicas para tomar qualquer decisão sobre o seu dinheiro e para saber como ele pode favorecer a realização dos seus sonhos.

2. Evite tomar decisões por impulso

Quando você toma decisões sem pensar direito, apenas no calor do momento, é provável que acabe utilizando o seu orçamento de maneira pouco inteligente. Mesmo aqueles valores pequenos podem somar uma quantia e tanto ao final do mês.

Aqui, a dica é pensar duas vezes antes de comprar algo. Imagine que viu a casa dos seus sonhos disponível no mercado e decidiu efetuar a compra a partir de um financiamento. Se você for demitido hoje, vai ser capaz de honrar as parcelas?

Ao analisar a situação, talvez perceba que deve se planejar melhor antes de tomar uma decisão assim, e que precisa pesquisar e negociar muito antes.

3. Defina objetivos financeiros

Se conhecer seu orçamento em detalhes é o passo inicial para tomar decisões mais inteligentes e entender como economizar, também é preciso saber por que você está poupando.

Ao definir objetivos financeiros claros, você vai estar mais comprometido porque sabe que daquela economia depende a realização de um sonho, que pode ser até mesmo a construção de um futuro mais tranquilo

Então, faça o exercício de eleger as suas prioridades, organize a lista e crie um cronograma com ações necessárias para chegar até lá. Pode ser algo tão simples como anotar o valor que precisa ser economizado por mês. 

4. Busque alternativas para investir o seu dinheiro 

Um erro comum combatido pela pedagogia econômica é manter o dinheiro poupado com aquele que ainda pode ser gasto. Além de dificultar o controle, isso também estimula o desejo de consumo

O que você pode fazer de melhor é buscar opções de investimento que, além de evitar que o valor seja gasto, permitam que ele se multiplique.

Se o seu sonho é ter uma aposentadoria mais tranquila, é possível investir em uma previdência privada. Para isso, existem boas opções, como os chamados planos patrocinados, que são oferecidos pelas empresas como benefício aos seus colaboradores.

A Onze, como primeira PrevTech do Brasil, é especialista no assunto. Na prática, funciona assim: parte do salário do funcionário é deduzida da folha de pagamento e aplicada em um fundo. Para cada R$1, a empresa pode optar por depositar mais R$1.

5. Leia mais sobre o assunto

Por fim, como qualquer outro assunto, no caso da pedagogia econômica você também deve estar sempre atento às melhores dicas e novidades da área. Por isso, não deixe de se atualizar constantemente.

No blog da Onze, não faltam opções de leitura sobre finanças, desde como economizar até as melhores opções para investir o seu dinheiro. Que tal aproveitar para começar agora mesmo?