Portabilidade previdência Itaú: saiba o que é e como fazer

Por Redação Onze

Portabilida-previdência-Itaú

A previdência privada se tornou uma alternativa para quem busca um futuro mais confortável, sem depender da aposentadoria.

Depois da Reforma da Previdência, muitas pessoas começaram a investir em planos de previdência privada. Quem já aplicava começou a questionar a cobrança de altas taxas ou a baixa rentabilidade, acabando por migrar seus planos de previdência privada.

Neste artigo, você saberá o que é a portabilidade previdência Itaú, por que fazer e quais são as regras sobre a migração para esta instituição financeira.

O que é portabilidade previdência Itaú?

Trocar de plano de previdência é bastante vantajoso para quem já tem um e quer uma rentabilidade melhor, menores taxas ou outros tipos de vantagens que o plano atual não oferece.

O maior benefício da portabilidade é poder transferir seus investimentos para um plano de previdência sem pagar nenhuma taxa nem perder o tempo que você já tem com seu plano anterior, ou seja, sem precisar sacar de um fundo e aplicar em outro.

Além da portabilidade de outra instituição para o Itaú, você também pode fazer a portabilidade previdência Itaú interna, caso já tenha um plano deste banco e deseje optar por outro do mesmo banco.

Por que fazer a portabilidade previdência Itaú?

Fazer a portabilidade previdência Itaú é uma forma eficaz de aumentar sua rentabilidade e ter mais opções de investimentos.

Além disso, o banco oferece assessoria completa para a migração, o que vai ajudá-lo a escolher o melhor plano para suas necessidades.

O Itaú oferece ainda amplo portfólio de produtos, com boa rentabilidade, taxas competitivas, benefícios fiscais e a solidez da instituição.

Outro benefício é a taxa zero em previdência privada, ou seja, a isenção de cobrança de taxas de carregamento – os descontos na realização de aportes (entradas) e retiradas (saídas) em um plano.

Veja a seguir dois tipos de portabilidade de planos:

Portabilidade de previdência privada aberta

A portabilidade de previdência privada aberta é aquela oferecida por instituições financeiras, em que qualquer pessoa pode contratar.

Mas existem algumas regras:

  • Ao fazer a portabilidade de um plano de previdência aberto para outro plano aberto, essa migração deve ser feita entre planos da mesma modalidade;
  • As modalidades podem ser PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Então, na portabilidade de previdência aberta, só é possível fazer a migração entre as mesmas modalidades;
  • Se você migrar para modalidades diferentes, precisará resgatar seu plano e reinvestir em outro, o que acarreta na cobrança de Imposto de Renda;
  • Para fazer a portabilidade em planos de previdência abertos, entre instituições diferentes, a carência mínima é de 60 dias e pode aumentar, dependendo do seu plano atual.

Portabilidade de previdência privada fechada

Já os planos fechados são oferecidos por empresas a seus funcionários, chamados fundos de pensão, ou ainda por entidades aos profissionais da categoria. Este tipo de plano também apresenta algumas regras:

  • A regra de seguir a mesma modalidade também vale para os planos fechados;
  • Ao solicitar a portabilidade de um plano fechado para outro, fechado ou aberto, a carência mínima é de três anos no plano original;
  • No entanto, se fizer a portabilidade de um plano fechado para um aberto, você ficará impossibilitado de resgatar os recursos e precisará optar por uma modalidade de renda vitalícia ou pela renda mensal por prazo determinado;
  • Um funcionário só pode solicitar portabilidade de seu fundo de pensão se não tiver mais vínculo empregatício com a empresa que lhe concedeu o plano.

Como fazer a portabilidade previdência Itaú?

Antes de fazer a portabilidade previdência Itaú, você deve pedir o extrato completo de previdência ao banco onde tem plano atualmente.

Nele, vão constar algumas informações que você deve fornecer à instituição para onde desejar migrar seu plano, como, por exemplo, todas as características do plano anterior, além do tipo de regime tributário e do valor a ser transferido.

Carência mínima

Se você realizar a portabilidade de previdência para outra instituição, existe uma carência mínima de dois meses, tempo em que, obrigatoriamente, você deve ter permanecido com o plano anterior.

Caso decida fazer a portabilidade para um plano do mesmo banco, não existe carência mínima.

Custos

Na portabilidade previdência Itaú, geralmente não há a cobrança de despesas administrativas nem a incidência do Imposto de Renda sobre os recursos migrados.

Se houver alguma tarifa, é quando há taxa de saída sobre o valor transferido, em função do contrato de origem dessa previdência. Porém, uma das características que você deve observar ao escolher um novo plano de previdência é se ele não cobra esse tipo de tributo.

Realizando a portabilidade de um plano para outro, independentemente da instituição financeira, se eles tiverem as mesmas características, o tempo de contribuição não será alterado, assim como não haverá cobrança de despesas extras.

Acesse nosso site para mais informações sobre previdência privada.