Previdência privada ou fundo de investimento: qual devo escolher?

Por Redação Onze

Previdência-privada-ou-fundo-de-investimento

Muitas pessoas, quando resolvem entrar no mundo dos investimentos, acabam tendo algumas dúvidas sobre qual tipo escolher. Um plano de previdência privada ou fundo de investimento?

Essa questão é bastante delicada, pois existem vantagens e desvantagens em ambos os casos. Para ajudar, confira este post preparado especificamente para responder esta dúvida e decida qual é o melhor para o seu perfil!

Fundos de investimento

Para começar, vamos falar sobre os fundos de investimento. Eles são uma espécie de condomínio em que uma instituição financeira especializada atua administrando as cotas que os investidores compram.

Essa instituição escolhe profissionais capacitados, que são responsáveis por gerir os investimentos, realizando aplicações no mercado e garantindo maior rentabilidade. Em troca desse serviço, os investidores pagam uma taxa de administração.

Tributação

O IR para fundos de investimento incide apenas sobre o rendimento e varia de acordo com uma tabela. Quanto maior for o tempo da aplicação, menor é o imposto cobrado.

Riscos

Os fundos de investimento estão expostos a diversos riscos. Entre os principais, estão o risco de não possuir o fundo garantidor caso a instituição quebre, o risco de mercado com as altas e baixas dos investimentos aplicados e o risco de liquidez.

Se você é uma pessoa que busca investimentos mais conservadores, os fundos podem não ser uma boa estratégia.

Vantagens

Alguns fundos de investimento podem ter um perfil mais arrojado, aplicando em investimentos mais arriscados em busca de um rendimento maior.

Como escolher um fundo de investimento?

Para saber mais sobre fundos de investimento e como escolher o seu, aqui vão algumas dicas:

  • Procure por corretoras conhecidas do mercado;
  • Veja todas as informações sobre os fundos;
  • Avalie como está sendo a atuação nos últimos meses;
  • E escolha o fundo que tenha mais relação com o seu perfil.

Previdência privada

A previdência privada ou previdência complementar é um tipo de investimento que garante uma aposentadoria mais confortável e segura, e que não tem nenhuma ligação com a previdência social do INSS.

Ela é ideal para o trabalhador que quer garantir um futuro mais seguro, e é um dos investimentos mais famosos do mercado.

Tipos de previdência privada

Para começar a entender melhor as vantagens da previdência privada, você precisa saber quais são os tipos e a principal diferença entre eles.

No mercado existem duas opções. Uma é o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), que garante uma vantagem fiscal – dedução de até 12% – e é uma boa alternativa para as pessoas que fazem a declaração completa do IR.

A outra opção é o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), que não dá direito a dedução fiscal, mas tem uma grande vantagem, pois o imposto incide apenas sobre os rendimentos e não sobre o montante total. Essa opção é boa para as pessoas que fazem a declaração simplificada do IR.

Taxas e tributação

Existem dois modelos de tributação na hora da retirada do investimento total. Um é a Tabela Regressiva, que inicia com 35% e vai caindo 5% a cada dois anos, chegando ao mínimo de 10% independentemente do valor.

O outro é a Tabela Progressiva, que varia entre 7,5% e 27,5%, podendo ser até isento caso o valor da retirada seja o mínimo, de acordo com a tabela.

Em relação às taxas, existem a de administração e a de carregamento. A primeira é cobrada em cima do valor do patrimônio; e a segunda, em cima de cada aplicação. Essas taxas variam de acordo com o plano escolhido, e é muito importante que sejam consideradas antes de investir.

Riscos

O maior risco em relação aos planos de previdência privada é que não existem garantias caso a instituição quebre, porém é um risco muito menor em previdência do que em fundo de investimento.

Vantagens

As vantagens para quem escolhe investir em previdência privada são as mais diversas. Entre elas, estão benefícios fiscais, tributação flexível, portabilidade gratuita e imediata, liquidez e maior segurança do que fundos de investimento ou ações.

Como escolher uma previdência privada?

Agora que você já conhece os tipos de previdência privada, como a sua tributação e taxas funcionam e quais são suas vantagens e riscos, chegou a hora de saber como escolher uma, caso você já tenha se decidido entre previdência privada e fundo de investimento.

No mercado existem diversas instituições especializadas em planos de previdência privada. Procure por essas instituições, avalie a credibilidade delas e veja qual plano se encaixa melhor no seu perfil. Lembre-se sempre de avaliar os tipos de previdência e de tributação mais adequados para você.

Conheça a Onze

Caso você esteja procurando uma solução digital, flexível e segura para seus investimentos conheça a ONZE, a primeira prevtech do Brasil!