Prova de seleção: entenda porque ela é essencial para recrutar talentos

Por Redação Onze

Prova de seleção

Diferentes testes avaliam cada aspecto do candidato e ajudam a encontrar o melhor profissional
Escolher o melhor candidato para uma vaga na sua empresa não é uma missão simples: se o setor de RH não utilizar as ferramentas adequadas, são grandes as chances do seu negócio sofrer com uma alta rotatividade de funcionários e os consequentes custos com turnover. É por isso que a prova de seleção para um cargo é um dos mais indispensáveis instrumentos que auxiliam na escolha de candidatos.

Ao executar o processo de recrutamento e seleção, o objetivo de todo setor de RH deve ser o de achar colaboradores que apresentem não só talento e eficácia mas também aptidão para se engajar com a empresa e seus valores. Com diferentes testes que avaliam desde conhecimentos técnicos até o perfil comportamental do candidato, a prova de seleção é vital para encontrar o profissional ideal para sua empresa.

Tipos de prova de seleção

A prova de seleção é essencial para que o setor de RH defina quem é o melhor candidato para cada vaga e promova a retenção de talentos na empresa. Existem, no entanto, diferentes tipos de prova de seleção: cada uma é indicada para avaliar diferentes aspectos do profissional em questão.

Confira abaixo os principais tipos de prova de seleção:

Teste GMAT

Sigla em inglês para “Graduate Management Admission Test”, o teste GMAT é muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos para selecionar os alunos que concorrem a uma vaga nas mais disputadas escolas de pós-graduação em negócios. Trata-se de uma prova de seleção que mede a inteligência do candidato e sua capacidade em tomar decisões sob pressão – o que inclui avaliar a escrita analítica e os raciocínios integrado, quantitativo e verbal.

Teste AC

O Teste de Atenção Concentrada mede a capacidade do candidato em manter seu foco no cumprimento de uma determinada tarefa. Desta forma, não é apenas o resultado final do teste em si que é levado em conta, mas também o comportamento do candidato durante a prova. O Teste AC oferece boas indicações sobre a capacidade cognitiva, o raciocínio, o comportamento e o quão detalhista o profissional de fato é.

Teste Quati

O Questionário de Avaliação Tipológica (QUATI) é um teste que buscar antever como o candidato se comportaria no cotidiano de trabalho com base na personalidade que ele apresenta – extrovertido/introvertido, bem-humorado/sério, ponderado/prático, etc. A partir de respostas para situações hipotéticas, é possível traçar como é o poder de atitude, de julgamento e de percepção do candidato.

Teste de QI

Muito usado no meio empresarial, o Teste de QI busca definir o quociente de inteligência do candidato: ele é submetido a uma série de questões que precisam ser resolvidas com raciocínio lógico e, a partir dos resultados obtidos, confere-se uma nota que classifica o QI do profissional. É uma prova de seleção especialmente indicada para posições que requerem a capacidade de resolver cálculos.

Teste ADT

Prova de seleção que mede a habilidade do candidato em administrar seu tempo no trabalho, o Teste ADT (Inventário de Administração do Tempo, na sigla em inglês) fornece bons sinais do quão assertivo no cumprimento das tarefas o profissional é capaz de ser – como é sua tomada de decisão, como define as prioridades, como se planeja para executá-las, e por aí em diante.

Teste BPR

A Bateria de Provas de Raciocínio é mais um tipo de prova de seleção que avalia a capacidade de raciocínio e de resolução de problemas do candidato a uma vaga na empresa. Além de medir o poder organizacional dos candidatos, o Teste BPR também oferece pistas de quais são suas melhores aptidões e vocações – indicando em quais posições se encaixam melhor.

Como fazer uma seleção eficaz?

O trabalho do setor de RH é fundamental para que uma prova de seleção seja eficaz e bem sucedida em encontrar o melhor candidato para a vaga disponível. Para tanto, o RH precisa estar atento à evolução do processo de recrutamento e seleção – hoje, o uso de tecnologias digitais é indispensável na atração de talentos: filtros avançados de busca, buscas personalizadas, priorização de candidatos, entre outras ferramentas.

Quando sua marca se apresenta como um local organizado, de bom ambiente e que valoriza seus funcionários, ela já dá um grande passo para atrair os melhores candidatos. Em seguida, é preciso conhecer melhor o candidato colocando à prova suas habilidades, personalidade, comportamento e inteligência.

Confira algumas dicas:

Acertos de uma prova de seleção

  • Use ferramentas digitais para refinar a busca por candidatos e garantir que apenas profissionais com real potencial para ocupar a vaga irão realizar a prova;
  • Defina previamente que tipo de personalidade sua empresa está buscando e quais habilidades e conhecimento são necessários para ocupar a vaga;
  • Ofereça benefícios corporativos no anúncio da vaga para atrair os melhores talentos do mercado;
  • Aplique diferentes tipos de prova de seleção para conhecer a fundo o candidato e antever como ele irá se comportar e produzir no dia a dia do trabalho.

Erros de uma prova de seleção:

  • Se a sua marca não estiver forte nos meios digitais, dificilmente irá atrair bons candidatos à vaga;
  • Apenas anunciar a vaga e esperar os candidatos aparecerem sem nenhum tipo de filtro ou oferta de benefícios atraente também não vai atrair bons candidatos;
  • Aplicar somente um tipo de prova de seleção é insuficiente para avaliar com clareza os candidatos e fazer a melhor escolha.

Sobre a Onze

Valorizar o funcionário e cuidar de sua saúde financeira deve ser prioridade para as empresas que não desejam perder seus maiores talentos: é por isso que a Onze oferece os benefícios corporativos mais cobiçados pelos profissionais de destaque no mercado. Com a Previdência Privada Corporativa, sua empresa atrai os melhores e, após escolher o candidato certo na prova de seleção, retém os maiores talentos dando-lhes as condições ideais para serem produtivos.

Leia também