Remuneração e benefícios: vantagens de oferecer um bom plano aos colaboradores

Por Redação Onze

remuneração e beneficios

Quando um profissional de talento está analisando os rumos da própria carreira, o plano de remuneração e benefícios que cada empresa tem a lhe oferecer é um fator decisivo para que escolha onde investir suas habilidades. É pela remuneração e benefícios, afinal, que uma empresa mostra valorizar seu colaborador.

Trata-se de uma constatação confirmada pela pesquisa “Tendências de Benefícios 2022”, da Onze, revelando que as empresas que investem no bem-estar físico e mental da equipe são as que mais atraem e retêm talentos. O plano de salário e o plano de carreira também dão ao profissional a exata medida do quanto pode evoluir e até onde pode chegar na hierarquia da empresa.

Mas como elaborar e o que deve conter um bom plano de remuneração e benefícios? Quais as outras vantagens de se oferecer um bom plano aos colaboradores? E por que é preciso criar um plano de acordo com o período que o colaborador fica na empresa?

Descubra as respostas a seguir!

Como elaborar um bom plano de remuneração e benefícios

Enquanto a remuneração inclui os valores pagos ao colaborador, os benefícios são vantagens complementares que a empresa disponibiliza para motivar o profissional com melhoras na sua qualidade de vida e no próprio ambiente de trabalho. Assim, os benefícios integram a remuneração total do colaborador.

Ainda que certos benefícios sejam previstos na CLT para profissionais com carteira assinada, existe uma enorme gama de benefícios flexíveis que as empresas podem optar por incluir em seu plano para fomentar a atração e a retenção de talentos e suscitar mais engajamento e produtividade na equipe.

Veja algumas dicas para a elaboração de um bom plano:

  • Crie o plano de salário e o plano de carreira: A partir de pesquisas de mercado e na concorrência, defina quais serão a remuneração e os benefícios de acordo com cada cargo – além dos critérios para promoção;
  • Defina objetivos e recompensas: Concilie as metas que a empresa tem a atingir com os desejos e as necessidades dos colaboradores para criar formas de incentivar o bom desempenho com gratificações;
  • Escolha os benefícios para o plano: A valorização do estado físico, mental e financeiro do colaborador está em alta: assim, benefícios que melhoram a saúde e o patrimônio do profissional são os mais cobiçados.

Analise os diversos tipos de carreira

Outro ponto importante a se levar em consideração durante a elaboração do plano de remuneração e benefícios são os diversos tipos de planos de carreira que cada profissional pode trilhar. Veja alguns:

Carreira em Y → Após um período, o colaborador que se destaca pode se posicionar em um cargo gerencial ou de especialista;

Carreira em W → Além das alternativas de gestor ou especialista, o colaborador pode assumir cargos temporários de liderança e desenvolvimento pessoal;

Carreira em Linha →
Os cargos e níveis hierárquicos seguem um padrão e a evolução na carreira ocorre automaticamente após um tempo determinado;

Carreira em Rede → Similar à Carreira em Y mas com mais possibilidades de cargos e caminhos para o colaborador que se destaca trilhar;

Carreira Horizontal → Não dá ao colaborador a chance de subir na hierarquia, mas sim de conquistar aumento salarial ao obter bons resultados.

Remunere de acordo com o período do profissional na empresa

Muitas empresas cometem o equívoco de conceder aumentos ou promoções por decisão de um ou mais gestores. Tal prática sem critério costuma confundir a equipe e gerar insatisfação no ambiente de trabalho. Além de usar métricas coerentes, é preciso levar em consideração o período do profissional na empresa.

Dispor de um plano de remuneração de acordo com este período é a melhor estratégia para promover justiça na empresa.

Em paralelo, ofereça também oportunidades para os profissionais evoluírem na carreira com incrementos na remuneração ao atingirem metas ou conquistarem novas graduações.

Plano de benefícios corporativos: vantagens de oferecer e o que deve conter

Como demonstrado na pesquisa da Onze – “Saúde Financeira do Trabalhador Brasileiro” -, 81% dos profissionais ficaram mais estressados ao longo da pandemia e os principais motivos foram dinheiro, trabalho e saúde. E 69% deles dizem não ter recebido nenhuma assistência da empresa onde atuam.

Oferecer um bom plano de benefícios corporativos torna a empresa mais atraente para os profissionais que estão no mercado de trabalho e facilita com que sigam longa carreira na organização. Valorizada, a equipe também torna-se mais engajada, satisfeita e motivada a conquistar ótimos resultados.

Segundo a pesquisa “Tendência em Benefícios 2022”, flexibilidade, saúde física e saúde financeira não podem faltar em um plano de benefícios corporativos, fazendo com que os mais indispensáveis sejam:

  • Plano de Saúde / Odonto
  • Vale Alimentação / Refeição
  • Horário flexível
  • Previdência Privada Empresarial
  • Incentivos à cursos
  • Trabalho Remoto
  • Folgas remuneradas
  • Consultoria / Educação Financeira
  • Plano de academia
  • Auxílio creche
  • Auxílio para Saúde Mental
  • Crédito Consignado
  • Licença maternidade / paternidade estendida



Sobre a Onze

A Onze é especialista em Previdência Privada Empresarial, benefício corporativos que está entre os mais desejados e os que mais retêm profissionais nas empresas e que traz saúde mental e financeira para seu colaborador.

Leia também