Benefícios financeiros: por que atraem e retêm os melhores talentos?

Por Redação Onze

benefícios financeiros

Os benefícios financeiros melhoram a situação do bolso do profissional e refletem-se em mais saúde, qualidade de vida e satisfação no trabalho, mas não são incorporados ao salário que a empresa lhe paga. E mais: atuam como vantagens complementares que uma empresa pode disponibilizar para acabar com o estresse financeiro e motivar seus colaboradores.

Instrumentos atualmente indispensáveis para se criar um bom ambiente de trabalho e atrair os melhores talentos para sua equipe, os benefícios financeiros fazem o colaborador sentir-se valorizado, financeiramente seguro e com a certeza de que investiu a carreira no local certo, retendo-os na sua empresa. Mais que uma regalia, trata-se de uma ação estratégica.

Mas o que são, afinal, os benefícios financeiros? Quais os mais indicados para se oferecer a um colaborador? E por que eles atraem e retêm os melhores talentos?

As respostas você confere a seguir!



O que são benefícios financeiros

Os benefícios financeiros são aqueles que a empresa pode incluir no pacote de benefícios oferecido aos colaboradores e que, de diferentes formas, influenciam positivamente no bolso do profissional. Não é por coincidência que as empresas estejam aumentando os benefícios financeiros: estes são os benefícios mais desejados pelos grandes profissionais.

A influência positiva nas finanças pode ser proporcionada de variadas maneiras e com diferentes tipos de benefícios: dando suporte à sua alimentação (e à de sua família), remunerando-o mesmo em dias de folga ou ensinando-lhe a (e dando meios para) poupar dinheiro e engrandecer o patrimônio pessoal, entre outras possibilidades de beneficiação.

Beneficiando a atração e retenção de talentos

As pesquisas da Onze “Estresse Financeiro do Trabalhador Brasileiro” e “Saúde Financeira do Trabalhador” mostraram um quadro revelador sobre as dificuldades do profissional em equilibrar as finanças:

  • Dinheiro é a principal fonte de preocupação do brasileiro, acima de Saúde e Família;
  • 81% dos profissionais ficaram mais estressados durante a pandemia – e para 67% deles, Dinheiro foi a principal causa;
  • 69% dos profissionais não receberam qualquer auxílio da empresa onde trabalham durante a pandemia.

As mesmas pesquisas apresentam os reflexos, para a saúde do profissional e para o próprio ambiente de trabalho, do consequente estresse financeiro. Veja algumas descobertas:

  • Profissionais preocupados com finanças têm o dobro de chances de resolver pendências durante o dia e também o dobro de chances de perder o foco durante o trabalho;
  • Os mesmos profissionais costumam perder o sono, têm 3 vezes mas chances de brigar com o parceiro e ficam sem energia para aproveitar o tempo com a família;
  • São 120% mais propensos a ficarem mal-humorados no ambiente de trabalho e a se desentenderem com um colega.

Tais constatações confirmam aquilo que grandes empresas já vêm colocando em prática: os benefícios financeiros são uma excelente estratégia para atrair e reter os melhores talentos porque seus reflexos ajudam a cuidar até mesmo da saúde do colaborador – tanto física quanto mental.

Outra pesquisa exclusiva da Onze, “Tendências em Benefícios 2022”, ratifica a importância dos benefícios financeiros: eles preenchem as primeiras posições entre os benefícios que mais retêm e entre os que mais atraem profissionais de todas as faixas salariais.

Quais benefícios financeiros oferecer ao colaborador

Veja abaixo alguns dos melhores benefícios financeiros que você pode oferecer ao colaborador.

Previdência Privada Empresarial

Benefício corporativo que mais cresce no Brasil, a Previdência Privada Empresarial auxilia o colaborador a construir um patrimônio para o futuro e elimina o estresse financeiro.

Vale-alimentação / Vale-refeição

Por meio de convênio com uma prestadora de serviços de alimentação, a empresa fornece cartão, ticket ou outro meio para dar suporte às compras básicas do colaborador.

Crédito consignado

A empresa oferece ao colaborador uma linha de crédito para compras e pagamentos cujas parcelas são descontadas diretamente da folha.

Seguro de vida

A partir de um contrato com uma seguradora, a empresa fornece ao colaborador a segurança de que sua família receberá suporte financeiro no caso de sua morte;

Folgas remuneradas

A empresa permite que o colaborador tire um dia de folga a mais sem qualquer desconto no salário – e até o remunere caso ele decida trabalhar no dia de folga que foi concedido;

Consultoria financeira

O colaborador ganha o suporte de um especialista em finanças para ajudá-lo a equilibrar as contas e receber dicas sobre bons investimentos e evolução do patrimônio.

Sobre a Onze

A Onze dá para sua empresa a chance de disponibilizar aos colaboradores a Previdência Privada Empresarial, benefício que está entre os três mais desejados por profissionais que recebem a partir de três salários mínimos.

Ofereça o melhor benefício financeiro para sua equipe: com a Previdência Privada Empresarial, eles terão segurança para o futuro e satisfação no presente, ganhando em motivação, engajamento e produtividade. E os grandes talentos vão querer trabalhar para você.

Leia também