Campanhas de endomarketing: três cases de sucesso

Por Redação Onze

Campanhas de endomarketing

Campanhas de endomarketing têm sido uma ferramenta essencial para manter os colaboradores informados, conscientes e motivados em tempos de pandemia. Estratégias de comunicação ajudaram o público interno a manter a dinâmica de trabalho, ainda que remotamente.

Também serviram para fortalecer, entre os colaboradores, os protocolos sanitários necessários para evitar o contágio pelo Sars-CoV-2, o vírus da covid-19. Neste artigo serão apresentadas três cases de sucesso sobre endomarketing durante a pandemia.

Antes, porém, é preciso lembrar o conceito de endomarketing.

Colaboradores como clientes internos da empresa

As pessoas são a alma do negócio. Sejam elas clientes ou colaboradores da empresa. Por isso a importância do marketing para conquistar os clientes e do endomarketing para manter os colaboradores.

Manter, aliás, é uma das palavras-chave quando se fala em endomarketing. Ao criar estratégias de comunicação no próprio ambiente corporativo, a empresa orienta, transforma e motiva o seu grupo de colaboradores por meio da área de recursos humanos.

Pois passam a ser tratados como clientes internos em vez de meras peças na engrenagem. Isso não só melhora o ambiente de trabalho, o nível de satisfação e a coesão interna, mas também gera dividendos econômicos para a empresa, como a queda na taxa de rotatividade dos colaboradores e a valorização da employer branding.

São fatores que capacitam a organização para a entrega de uma employee value proposition (EVP) realmente atraente.

Vamos destacar alguns dos pontos positivos no próximo tópico.

Relação entre endomarketing e benefícios corporativos

Ações de endomarketing geram benefícios empresariais tanto do ponto de vista empresarial quanto pessoal. A seguir, vamos pontuar alguns desses benefícios.

Abaixo as panelinhas

Coesão é diferente de panelinha. Na coesão, o time trabalha em prol da missão da companhia, enquanto a panelinha atua no interesse próprio de seus membros.

Quebrar esses feudos internos e promover a integração é um dos benefícios que ações de endomarketing trazem ao ambiente corporativo.

Um por todos, todos por um

O sentimento de equipe nem sempre é natural, mas pode muito bem ser estimulado ou construído por meio do endomarketing.

Além do reflexo direto na produtividade, fortalece-se a identidade da empresa. O que, por sua vez, pavimenta o caminho da proatividade e criatividade.

Fortalecimento da cultura organizacional

O entendimento e a incorporação da cultura organizacional é algo difícil porque precisa ir além das palavras que descrevem a missão, a visão e os valores da empresa.

É necessário educar o colaborador na cultura de que ele faz parte. Só assim a sua prática diária no trabalho vai refletir o espírito da companhia.

Sigam-me os bons

Um dos objetivos do endomarketing é criar um círculo virtuoso em que todos ganham, não apenas a empresa. Para isso, é necessário reconhecer ideias, atitudes e esforços individuais.

Quando essa tarefa não se restringe apenas ao gestor direto, mas é valorizada e reconhecida por todo o ambiente corporativo, por meio do endomarketing, a magia acontece.

Com isso, bons exemplos de campanhas de endomarketing não apenas surgem, como passam a servir de inspiração e modelo.

Cases de sucessos na pandemia

Separamos três exemplos de campanhas de endomarketing que foram consideradas cases de sucesso em tempos de pandemia. Vejamos:

Natura

O setor de comunicação da empresa usou diversos canais para reforçar a comunicação com seus colaboradores, entre eles e-mail, intranet e o App do Colaborador Natura.

Um boletim diário foi produzido e distribuído por esses canais, trazendo notícias, curadoria de conteúdo externo e depoimentos de colegas sobre o momento em que viviam.

Além disso, uma pesquisa interna sobre trabalho remoto foi realizada com o objetivo de identificar os principais problemas na rotina de trabalho remoto. Profissionais receberam notebooks corporativos para o home office.

AB Brasil

Empresa do grupo britânico ABF, do setor de alimentos, a AB Brasil lançou a campanha Conta com a Gente, cujo conteúdo informativo trouxe orientações sobre medidas de prevenção tanto para quem ficou em casa quanto para quem continuava a se deslocar para o trabalho.

Em outra ação da empresa, colaboradores que mantiveram o processo produtivo em atividade compartilhavam fotos de um momento seguro ao voltar para casa. Já os que passaram a trabalhar remotamente compartilhavam fotos em seus home offices.

No grupos de WhatsApp da empresa, GIFs animados e outras maneiras criativas foram usados para passar informações sobre como melhorar o espaço de trabalho em casa e como manter o equilíbrio em tempos de incerteza.

Em conjunto com a retomada gradual ao trabalho presencial, a empresa desenvolveu um guia com dicas e boas práticas, como uso correto de máscara, sinalizações, distanciamento e principais regras de higienização.

Ardagh Grupo

A fabricante de embalagens dividiu sua estratégia de endomarketing em três fases. Informações sobre a pandemia e dicas sobre home office foram os principais temas na fase inicial.

Na fase 2, a empresa passou a destacar todas as medidas preventivas que estavam adotando para garantir a saúde e segurança dos colaboradores, incluindo o lançamento da hashtag #ArdaghContraOCorona.

Vídeos com mensagens de apoio e agradecimento aos colaboradores que se mantiveram empenhados foram divulgados eletronicamente a todos.

Esse incentivo aos trabalhadores que mantiveram a operação da empresa foi uma das marcas da fase 3. Além dos vídeos, profissionais tiraram fotos com mensagens de agradecimento e incentivo.

Já quem ficou em trabalho remoto foi estimulado a contar como era o seu home office, também por meio de fotos e vídeos encaminhados pelos aplicativos de mensagens.

Você também pode conferir outros cases e mais informações sobre ações de endomarketing na pandemia nesse texto aqui.

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