Employer experience como antídoto ao crescimento do turnover pós-pandemia

Por Redação Onze

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O turnover, fenômeno corporativo que cresce a cada geração, tende a ser ainda maior em um mundo pós-pandemia no qual colaboradores morderam a maçã do trabalho remoto e da qualidade de vida. Além disso, a esperada recuperação econômica, como sempre ocorre, vai acelerar a dança das cadeiras, abrindo ainda mais o leque de opções para os profissionais talentosos e competentes do mercado.

Por isso nunca foi tão importante o conceito de employer experience, ou como é mais conhecido: employee experience — que é a avaliação que o empregado faz das condições de trabalho e das oportunidades de carreira que lhe são oferecidas na empresa. É o que vamos ver neste artigo.

Importância do employer experience nos tempos atuais

A jornada do colaborador, da contratação à sua saída da empresa, deve incluir bom ambiente de trabalho, relacionamento profissional com chefia e colegas, dedicação reconhecida, condições de crescer tanto tecnicamente quanto pessoalmente, bons planos de carreira e salários, excelente comunicação interna, entre outros benefícios.

São esses fatores que determinam o grau de employer experience da companhia. São eles que devem ser levados em conta na tentativa de reduzir ou pelo menos manter em níveis aceitáveis a taxa de rotatividade na sua empresa.

Trabalhar a sua employer branding, portanto, é essencial. Empresas cujas marcas são reconhecidas como boas empregadoras atraem talentos, tornam-se mais competitivas, geram mais lucros.

O caráter financeiro é um dos benefícios empresariais, que também são de ordem humana, no sentido de usar a comunicação corporativa em prol da criatividade, positividade, motivação e engajamento das equipes.
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Identificação de eventuais problemas ou dificuldades que estejam comprometendo o nível de satisfação dos colaboradores, elaboração de estratégias de endomarketing e execução de campanhas e ações — essas são as etapas a serem cumpridas.

Elas podem ser conduzidas tanto pela área de recursos humanos da sua empresa quanto por uma agência de comunicação contratada. O importante é alcançar o objetivo de aumentar o seu EVP.

É o employee value proposition que vai determinar o quanto a sua empresa atrai e retém talentos à medida em que entrega um excelente employer experience. Cada empresa tem a sua proposta de valor para o colaborador, e todo EVP pode ser aperfeiçoado.

Papel dos benefícios corporativos para a employer experience

Vantagens concedidas aos colaboradores — como convênios médicos e odontológicos, vales-alimentação, vales-refeição, descontos em livrarias, lojas, academias, farmácias, entre outros — cumprem papel essencial no nível de satisfação geral dentro do ambiente corporativo.

Esses benefícios corporativos fazem parte do pacote de iniciativas da empresa visando ao aperfeiçoamento da employer experience. São indispensáveis, mas não podem ser um fim em si mesmos.

Por outro lado, precisam estar voltados para as reais necessidades dos colaboradores. Em resumo, é um ajuste fino cujo acerto ou desacerto indicam o nível de conhecimento dos gestores sobre suas equipes e a eficácia do endomarketing realizado.

Cases de sucesso mostram pertinência do employer experience

Empresas reconhecidas pela excelente jornada que proporcionam a seus empregados durante todo o relacionamento corporativo.

Empresas que são exemplos de employee experience

Veremos a seguir três histórias sobre empresas e suas estratégias de employee experience.

Airbnb

A melhor empresa para se trabalhar em 2016, segundo ranking da Glassdoor, criou um excelente ambiente corporativo após um planejamento que levou em conta questões físicas e ergonômicas, emocionais e motivacionais, intelectuais e aspiracionais.

Entre as ações adotadas destacam-se:

Alimentação saudável e culturalmente rica

Todo o alimento fornecido pelo Airbnb a seus colaboradores passou a ser, além de saudável, uma experiência culturalmente rica. O cardápio nos refeitórios e restaurantes da empresa foi baseado em culinárias de diversas partes do mundo.

Flexibilidade no espaço de trabalho

Lugares descontraídos foram criados com base nos diferentes cômodos de uma casa. Assim, em vez de um lugar fixo de trabalho, os colaboradores puderam escolher qual desses ambientes era mais adequado para o seu estado de espírito no momento.

Créditos para viagens

Colaboradores passaram a receber créditos para estadias e experiências da plataforma. Com isso, os colaboradores puderam avaliar na prática os serviços oferecidos pelo Airbnb.

Chili’s

Com quase 50 anos de história, a rede americana de restaurantes queria sentir-se pequena novamente, ou seja, queria criar uma conexão não só dentro das equipes, mas também com as comunidades locais em que opera.

Isso levou a empresa, por exemplo, a acabar com sua política de não contratar colaboradores com tatuagens visíveis. A empresa também tornou-se mais autêntica e mais aberta às avaliações do cliente.

Os canais internos de comunicação foram fortalecidos, e um dos resultados foi a ampliação do contato entre diferentes níveis hierárquicos. A presidente da empresa, por exemplo, passou a fazer vídeos ao vivo no Facebook com os colaboradores frequentemente.

Grupo Veolia

Com quase 180 mil colaboradores pelo mundo, a multinacional de gestão de água, resíduos e energia tinha como desafio empregar uma comunicação efetiva para diferentes grupos de profissionais, como motoristas de caminhão, engenheiros, advogados e especialistas em sustentabilidade.

Por meio da tecnologia, a empresa implementou um programa de escuta no qual a área de EX pudesse ouvir e interagir com os colaboradores tantas vezes por dia quanto fosse necessário, por SMS e e-mail.

Esses canais aumentaram consideravelmente o engajamento dos colaboradores. Uma das maiores demandas foi ouvir seus líderes na empresa. O que foi realizado por meio de webinars ao vivo com gerentes seniores.

Líderes também compartilharam, por meio de mensagens de vídeos, histórias pessoais sobre como estavam lidando com a pandemia fora do trabalho.

Todas as medidas se provaram úteis para aumentar o engajamento. Também geraram novos comportamentos e compromissos no dia-a-dia da empresa, como mensagens regulares de vídeo do CEO a todo o grupo.

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