FenaPrevi: o que é e qual a sua função

Por Redação Onze

FenaPrevi

A FenaPrevi é uma associação civil que, unida a entidades de seguros de pessoas e previdência privada operantes no Brasil, atua em prol do crescimento econômico do país.

As associadas são representadas pela FenaPrevi que, por sua vez, busca o fortalecimento do segmento de previdência privada e seguro de pessoas.

Para entender a relação entre FenaPrevi e previdência privada no Brasil, confira este artigo até o fim!

O que é a FenaPrevi?

A FenaPrevi, Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, é uma associação civil, ou seja, é uma pessoa jurídica que tem como objetivo a união entre empresas e entidades para o desenvolvimento de atividades sociais, culturais, religiosas etc., sem fins lucrativos.

A proposta da FenaPrevi, por sua vez, é promover o fortalecimento econômico do setor de previdência complementar aberta e seguro de pessoas.

A FenaPrevi é uma das Federações que compõem a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).

É formada por um quadro de funcionários e por Comissões Técnicas temáticas especializadas em subáreas de interesse.

Objetivos e atuação

O objetivo principal da FenaPrevi é congregar e representar as suas entidades associadas promovendo ações e estratégias que fortaleçam a relação de tais entidades com a sociedade.

Uma vez que o segmento de previdência privada e seguros de pessoas está economicamente fortalecido, automaticamente a FenaPrevi contribui para o crescimento econômico do país.

Para promover esse desenvolvimento, a FenaPrevi definiu alguns objetivos específicos. Confira abaixo:

  • Exercer a representação política e institucional dos segmentos que representa;
  • Promover a permanente defesa dos interesses dos segmentos representados junto ao mercado, aos poderes públicos, às instituições da sociedade civil e demais entidades de classe;
  • Atuar na criação e aperfeiçoamento de leis, normas e regulamentos que aumentem a eficiência dos segmentos econômicos representados, mediante interação e cooperação com autoridades e instituições da sociedade civil;
  • Promover a integração e o desenvolvimento dos associados;
  • Estabelecer e implementar políticas que visem ao desenvolvimento do mercado, no âmbito de sua atuação;
  • Apoiar e desenvolver ações para a implantação de políticas públicas e privadas de interesse dos segmentos representados;
  • Desenvolver pesquisas e projetos de interesse do segmento representado;
  • Desenvolver programas de formação, qualificação e certificação profissional;
  • Estabelecer normas e procedimentos voltados à preservação dos princípios de ética, transparência e livre concorrência.

A Fenaprevi é uma agência reguladora?

Não! A FenaPrevi é uma associação que reúne e representa as entidades do segmento de previdência e seguros privados.

Atualmente, a agência reguladora que atende a esse mesmo segmento é a Autoridade de Seguros e Previdência Complementar (ASPC).

A ASPC é responsável por supervisionar os mercados de seguros de pessoas e de previdência complementar aberta, exercendo assim o papel de uma agência reguladora.

Todas as previdências privadas devem obrigatoriamente estar associadas à Fenaprevi?

As entidades não são obrigadas a se associar à FenaPrevi. A FenaPrevi, no entanto, promove ações em harmonia com as necessidades das entidades associadas e da sociedade como um todo, considerando as tendências do mercado e a conjuntura política e econômica ao representá-las.

Sendo assim, a FenaPrevi visa representar os interesses e direitos das empresas do segmento de previdência privada e seguros ante os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Qual a relação dos beneficiários de previdências privadas com a Fenaprevi?

Diretamente, os beneficiários de seguros de pessoas e planos de previdências privadas não têm uma relação com a FenaPrevi.

Entretanto, é necessário compreender que os impactos causados pelas ações desta associação são diretamente sentidos tanto por estes quanto pela população que ainda não se beneficia desse tipo de investimento.

A ampliação visada pela FenaPrevi pode proporcionar sempre que mais pessoas possam ter acesso a seguros substanciais em momentos inoportunos, como na ocorrência de acidentes, por exemplo.

Além de incentivar que a população brasileira possa repensar a sua organização financeira e assim passar a investir mais, formando uma poupança de longo prazo para potencializar a capacidade financeira no futuro.

Como a Fenaprevi contribui para o desenvolvimento do país?

Um dos pontos mais relevantes são as criações de índices e análises de dados reais que podem gerar mais benefícios tanto para empregadores quanto para colaboradores.

São promovidas ações positivas e coordenadas entre as entidades do setor de previdência privada e seguros e o poder público para a garantia do bem-estar coletivo e do desenvolvimento econômico sustentável.

Essas ações viabilizam atualizações periódicas dos modelos regulatórios e também ampliação de cobertura do segmento em questão para que cada vez mais uma maior quantidade de brasileiros sejam beneficiados.

De acordo com a Susep, Superintendência de Seguros Privados, os planos de previdência privada corporativos, através dos quais o trabalhador investe uma parte e a empresa investe outra, é uma realidade de empresas de médio e de grande porte.

A grande maioria das empresas de pequeno porte e das microempresas ainda não aderem a planos de previdência privada.

Considerando que estas são as maiores geradoras de emprego no Brasil, muitos trabalhadores formais ainda não conseguem investir em previdência privada ou em seguro.

Isso ocorre porque essas empresas não contam com mecanismos fiscais que possibilitem de forma assertiva a sua participação no custeio de planos de previdência privada ou seguros de vida de colaboradores.

A análise de informações como essa por parte da FenaPrevi corrobora para o desenvolvimento de estratégias e ações que defendam a ampliação desse sistema.

Vale a pena investir em Previdência Privada?

Independente dos objetivos que cada um tem a curto e médio prazo, a longo prazo, todos querem garantir um futuro estável e financeiramente seguro.

O cenário de Reformas da Previdência no país gera cada vez mais instabilidade quando o assunto é planejamento financeiro para o futuro.

Enquanto isso, ações são engendradas com o objetivo de ampliar as possibilidades de investimentos em previdência privadas e seguros de pessoas.

Aprender a fazer investimentos seguros a longo prazo deve ser um objetivo em todos os lares brasileiros.

Fazer investimentos em planos de previdência privada podem proporcionar mais autonomia financeira e colaborar para a construção de um futuro para o qual tenha valido a pena dedicar a juventude trabalhando e poupando.

Gostou do artigo? Então acesse o site da Onze e confira outros conteúdos sobre o assunto.