Plano odontológico: o que a empresa ganha ao oferecer esse benefício

Por Redação Onze

Plano-odontologico

Valorizar o colaborador e prezar por sua saúde física e mental provou ser a maneira mais eficaz não apenas para atrair e reter os melhores profissionais como também para melhorar os índices de satisfação e produtividade em toda a equipe. A chave para essa valorização está na oferta de um pacote de benefícios atraente – dos quais o plano odontológico é um dos mais desejados.

Assim como o plano de saúde, o plano odontológico empresarial beneficia diretamente tanto a saúde quanto o bolso do colaborador, demonstra zelo e gera grande satisfação no ambiente de trabalho. Além disso, enquanto costumam ser caros no contrato individual, na forma de convênio empresarial os planos odontológicos oferecem preços acessíveis, dedução no Imposto de Renda e outras vantagens.

Para saber melhor como funciona o plano odontológico para empresas, conhecer os tipos de planos e entender porque oferecê-lo melhora a produtividade de toda a equipe, continue com a gente!

O que são planos odontológicos para empresas

O plano odontológico para empresas é um convênio que a empregadora fecha com uma operadora de serviços odontológicos para que esta realize o tratamento dentário de seus colaboradores. Trata-se de um benefício que atua como um complemento à remuneração salarial e que melhora sua saúde e qualidade de vida do colaborador.

Uma das consequências da pandemia do Coronavírus é que os benefícios que ajudam a cuidar da saúde do colaborador tornaram-se ainda mais cobiçados. Segundo a pesquisa da OnzeTendências de Benefícios 2022”, o plano de saúde e o plano odontológico são os benefícios mais desejados pelos profissionais de todas as faixas salariais.

Como pessoa jurídica, as empresas podem optar por convênios com diferentes opções de cobertura para serviços e tratamentos. Cada operadora tem sua própria lista de valores e coberturas, ainda que alguns serviços listados pela Agência Nacional de Saúde sejam obrigatórios em todos os planos.

Tipo de planos odontológicos para empresas

No que se refere aos custos do plano odontológico, existem diferentes alternativas que a empresa pode analisar para oferecer a seus colaboradores. Confira algumas das opções disponíveis no mercado:

Integral →
A empresa paga o valor integral que é cobrado mensalmente pelo plano de cada colaborador;

Coparticipação → A empresa paga a mensalidade (em um valor menor) e o colaborador arca com os custos adicionais dos atendimentos que realiza;

Dependentes →
A empresa pode optar por estender a cobertura do plano odontológico do colaborador a seus familiares;

Variação por idade → O custo do plano odontológico é reajustado de acordo com a idade do colaborador beneficiado.

Vantagens e o que analisar na hora de escolher um plano

Não são poucas as vantagens de se oferecer plano odontológico entre os benefícios destinados ao quadro de colaboradores. É um benefício que favorece significativamente a saúde física, mental e financeira do funcionário e que melhora vários índices essenciais – da redução do absenteísmo e do Turnover ao aumento da produtividade e engajamento.

Atração e retenção de talentos → Além de ser o benefício (ao lado do plano de saúde) que mais atrai, a pesquisa “Tendência de Benefícios 2022” mostra que o plano odontológico está entre os 5 que mais retêm talentos;

Bom ambiente de trabalho → Outra pesquisa da Onze, “Saúde Financeira do Trabalhador Brasileiro”, apontou que saúde e dinheiro foram os principais geradores de estresse durante a pandemia e que poucos profissionais receberam assistência dos empregadores. O plano odontológico faz com que se sintam bem-cuidados e aumenta a satisfação no trabalho;

Menos faltas e mais produtividade → Os índices de absenteísmo caem quando o colaborador tem acesso a tratamentos odontológicos eficazes de imediato. Satisfeitos e com saúde bucal, os funcionários também tendem a trabalhar com mais dedicação e prazer;

Baixo custo → Além de ser mais barato para a empresa do que o plano de saúde, o plano odontológico também dá para a empresa a possibilidade de abater os custos na declaração do Imposto de Renda.

Como se vê, é altamente compensatório incluir o plano odontológico empresarial entre os benefícios oferecidos aos colaboradores. Na hora de contratar um, o ideal é escolher aquele que tenha o melhor equilíbrio entre valores e cobertura e que disponha de uma ampla rede credenciada para atendimento.

Outra dica é selecionar um plano odontológico que ofereça a telemedicina. Além da redução nos custos e da maior agilidade para prestar atendimento, essa opção dá ao colaborador acesso a especialistas em diversas áreas que ele dificilmente teria acesso de outra forma.



Sobre a Onze

A Onze é especialista em Previdência Privada Empresarial, benefício corporativo que favorece a saúde financeira do colaborador e o ajuda a construir um sólido patrimônio.

Não por acaso, é um benefício que virou um dos mais cobiçados entre os profissionais que desejam investir na própria carreira atuando em uma empresa que valoriza seu patrimônio humano.

Leia também