Entenda tudo sobre o seguro saúde corporativo

Por Redação Onze

seguro saúde corporativo

As empresas estão sempre procurando por benefícios vantajosos para oferecer às suas equipes, e o seguro saúde é um dos mais desejados. Ainda mais em tempos como os nossos, em que uma pandemia fez com que todos percebessem como é importante cuidar da saúde física e mental.

Não por acaso, uma pesquisa feita pela Onze avaliando o Estresse Financeiro dos Trabalhadores Brasileiros mostrou que a maior preocupação entre os entrevistados é o Dinheiro (71%), seguida pela Saúde (62%).

Há uma tendência de que o setor de Recursos Humanos ofereça opções personalizáveis e benefícios flexíveis que se adaptam às necessidades de cada colaborador. Assim, cada um pode escolher o “pacote” de benefícios de sua preferência.

Além disso, existem diversas opções para escolher na hora de oferecer benefícios para a saúde do colaborador. Por isso, neste post vamos falar um pouco mais sobre o seguro saúde corporativo para ajudar você a descobrir qual é o melhor para sua empresa.

Afinal, o que é o seguro saúde?

O seguro saúde é um pouco diferente do plano de saúde.

Entenda as diferenças:

  • O plano de saúde geralmente está vinculado a uma instituição, o beneficiado só pode consultar, internar e realizar exames e cirurgias com os profissionais que atendem pelo plano.

O convênio médico, por sua vez, oferece descontos em exames e consultas, mas geralmente não tem              cobertura para procedimentos ambulatoriais e hospitalares.

  • Já o seguro saúde é um pouco diferente e se parece com o seguro de vida e outros seguros existentes no mercado. O beneficiado pelo seguro saúde paga uma taxa – o chamado prêmio – mensalmente e tem a liberdade de escolher o profissional da saúde, hospital ou laboratório que quiser para atendê-lo.

Depois de feitas as consultas, exames ou cirurgias, aquele que contratou o seguro saúde pode solicitar reembolso dos gastos. É claro que esse reembolso não é de 100%, mas sempre há um retorno do dinheiro gasto. Quanto maior a cobertura do seguro, maior a quantia de reembolso.

Como funciona o seguro saúde corporativo?

Assim como o plano de saúde, o seguro saúde também é regulado pela ANS – Agência Nacional de Saúde. Cada empresa deve selecionar operadoras de seguro e plano de saúde credenciadas pela ANS e verificar as opções de cobertura para então oferecer as opções para os colaboradores que desejam aderir à cobertura.

Veja algumas dicas para avaliar o seguro saúde antes de escolher uma operadora para trabalhar com sua empresa:

Verifique se a operadora de seguros está credenciada pela ANS

Entrando em contato com a ANS é possível também saber se a empresa é qualificada, tirar dúvidas sobre coberturas e saber se existem muitas reclamações sobre os serviços oferecidos.

Avalie a cobertura e os prazos para reembolso

Informe-se sobre como são feitos os pagamentos para os profissionais da saúde, se o seguro o faz direto ou se o beneficiado precisa arcar com as despesas para depois solicitar o reembolso. Além disso, procure saber qual o prazo mínimo para reembolso para cada procedimento. Isso pode fazer a diferença na hora de optar por um seguro ou outro.

Compare os custos do seguro saúde com os do plano de saúde

O seguro saúde corporativo costuma ser mais barato do que o plano de saúde corporativo. E essa economia é tanto para o RH da empresa quanto para o colaborador. Compare vantagens e desvantagens de cada opção antes de escolher a melhor opção para sua equipe.

Por que as empresas estão se empenhando tanto em oferecer benefícios que cuidam da saúde do colaborador?

O colaborador satisfeito é aquele que não sofre com ansiedades, preocupações, estresse financeiro, social ou problemas de saúde. Por isso, as empresas têm se esforçado para se tornarem bons ambientes para trabalhar, oferecendo benefícios focados no bem-estar de todas as pessoas que convivem no dia a dia.

Ultimamente, muita gente passou a se questionar sobre as relações entre trabalho, estilo de vida e saúde. De acordo com pesquisa da Deloitte, 40% da força de trabalho pesquisada desejou pedir demissão em algum momento do último ano.

Problemas de saúde mental relacionados ao trabalho, como depressão, estresse, burnout e outros estão entre grandes motivos para pedir demissão. A empresa que está atenta a isso foca em oferecer benefícios que cuidam da saúde das pessoas como forma de diminuir o turnover.

Além de evitar a rotatividade da equipe, que representa altos custos para o RH, os benefícios de saúde são também grandes diferenciais na hora de atrair novos talentos para a empresa.

Os problemas de saúde do colaborador também estão relacionados aos Direitos Trabalhistas. Garantir o bem-estar das equipes é uma obrigação da empresa que deve ser observada com bastante atenção. É preciso agir de forma estratégica na gestão de pessoas, utilizando as melhores ferramentas!

Outros benefícios ligados à saúde do colaborador

Entre as tendências de benefícios ligados à saúde observadas nas empresas estão iniciativas pontuais de acompanhamento nutricional e consultas psicológicas, caminhadas, aulas de yoga, ginástica laboral, massagem, entre outras.

A saúde do colaborador deve ser vista de forma ampla. Afinal uma pessoa saudável é aquela que se sente bem fisicamente, mentalmente e socialmente.

Oferecer salários dignos, com benefícios de saúde, alimentação e transporte atrativos contribui de forma direta e indireta para a satisfação e a saúde das pessoas. É interessante oferecer pacotes de benefícios personalizáveis, pois existem muitos perfis diferentes dentro de uma mesma equipe.



Sobre a Onze

A Onze é te ajuda a colocar em prática os benefícios mais desejados pelos profissionais em todo o país. Isso garante colaboradores felizes, engajados e satisfeitos. Conheça mais sobre nossos benefícios previdenciários.

Leia também