Auxílio saúde mental: como funciona e quais as vantagens de oferecer o benefício aos colaboradores

Por Redação Onze

Auxílio saúde mental

Como anda a saúde mental dos colaboradores na sua empresa? Você sabia que no Brasil mais de 19 milhões de pessoas sofrem de ansiedade? Todavia, essa não é a única preocupação quando falamos em saúde do colaborador, já que os casos de burnout também não param de crescer nas empresas, afetando a produtividade e impulsionando o absenteísmo.

Por conta disso, uma das tendências em benefícios empresariais no mercado de trabalho tem sido a oferta de auxílio saúde mental pelas empresas às suas equipes.

Mas, quais são as vantagens e como oferecer isso do jeito certo? Neste artigo, nós explicamos o funcionamento deste benefício e esclarecemos todas as dúvidas. Boa leitura!

Por que investir em auxílio saúde mental para os colaboradores?

Toda empresa que preza pela produtividade e desempenho, mais do que nunca precisa ter a saúde mental como uma de suas prioridades nos dias de hoje. De acordo com dados da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho, o Brasil teve uma alta de 26% no número de afastamentos de colaboradores por conta de transtornos mentais e comportamentais.

Como o problema ainda gera baixo rendimento e alta rotatividade muitas empresas têm demonstrado preocupação com o tema, e investido em benefícios para a saúde mental. Segundo a consultoria Willis Towers Watson (WTM), nos últimos cinco anos houve um aumento de 33% em ações corporativas para o bem-estar e a saúde dos colaboradores.

Entre as organizações que têm desenvolvido atividades neste sentido, podemos destacar a Agrex do Brasil, do grupo japonês Mitsubishi, e o Grupo Votorantim.

  • A primeira incentivou o uso da telemedicina para agilizar diagnósticos e passou a oferecer apoio psicológico, jurídico e financeiro por teleatendimento.
  • A segunda criou um desafio online para engajar a equipe em exercícios físicos e também incentivou o cuidado com a saúde.

Como funciona o auxílio saúde mental?

Na maioria das vezes, o auxílio saúde mental não se resume a um único benefício, mas sim em um conjunto de ações e políticas corporativas, que podem ser desenvolvidas dentro de uma organização com a finalidade de garantir a saúde mental dos seus colaboradores.

Uma das principais ações consiste na oferta de assistência médica com acesso à uma rede privada de profissionais, inclusive psicólogos, por meio do plano de saúde, que é um dos benefícios mais desejados no mercado de trabalho, e conforme pesquisa da Robert Half, mais de 77% dos profissionais levam isso em consideração ao escolher um emprego.

Além disso, muitas companhias também investem no clima organizacional, criando canais de comunicação para atender situações de desconforto como discriminação, assédio, entre outros casos desagradáveis. Elas também incentivam a realização de check-up médico com frequência, a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável.

Quais são as vantagens do auxílio saúde mental?

Implementar benefícios corporativos que sejam voltados à promoção da saúde física, mental e social pode trazer vantagens não só para os colaboradores, mas também para a empresa, pois ajuda a criar um ambiente agradável, mais dinâmico e eficiente.

É importante lembrar, que hoje em dia as pessoas passam mais da metade do seu tempo do dia dentro do ambiente de trabalho, portanto, os benefícios para a saúde mental são extremamente necessários para aumentar a produtividade e reduzir o absenteísmo.

Outras ações que o RH pode fazer pela saúde mental

Toda empresa deve tomar cuidados básicos para manter suas equipes sempre bem, tanto fisicamente quanto mentalmente, e o RH tem um papel fundamental nisso. Abaixo listamos algumas ações que essa área pode fazer para promover a saúde mental dos colaboradores:

  • Proporcionar um ambiente confortável
  • Acompanhar os colaboradores de perto
  • Aplicar pesquisas de clima organizacional
  • Implementar a prática de feedback
  • Incentivar práticas saudáveis
  • Promover a educação financeira
  • Investir na comunicação interna



O que a Onze pode fazer pela saúde física e mental do colaborador?

Mais do que um benefício, a Previdência Privada Corporativa da Onze é uma solução para empresas que se preocupam com a saúde física e mental do colaborador. O benefício tem a proposta de ajudar sua equipe a controlar as finanças, e a reduzir o estresse financeiro, que hoje é uma das maiores causas do absenteísmo nas organizações, e também um dos problemas que costumam levar as pessoas a outras doenças.

Para saber mais, entre em contato, e veja como a solução pode trazer mais qualidade de vida aos seus colaboradores.