Entenda como o check up médico empresarial melhora a satisfação das equipes

Por Redação Onze

check up médico empresarial

A saúde está entre as maiores preocupações dos colaboradores das empresas. É o que demonstra a pesquisa feita pela Onze avaliando o Estresse Financeiro dos Trabalhadores Brasileiros. A maior preocupação entre os entrevistados é o Dinheiro (71%), seguida pela Saúde (62%).

Por isso, as empresas precisam estar atentas para adotar iniciativas que promovam a saúde (física, mental e social) das suas equipes. São diversas as formas de cuidar da saúde do colaborador. Entre elas está o check up médico empresarial, uma boa prática para promover a saúde no ambiente de trabalho. Vamos ver como implementar essa iniciativa na sua empresa.

O que é check up médico empresarial?

O check up médico empresarial é uma medida preventiva de saúde que promove a saúde do colaborador. É como um check up comum da saúde, para ver se está tudo bem com a saúde. Para isso são feitos exames clínicos, laboratoriais e de imagem. A diferença está em quem promove e paga essa conta.

O check up médico empresarial faz parte da cobertura do plano de saúde da empresa ou então de uma iniciativa – de uma campanha de promoção de saúde feita no local de trabalho. Por exemplo: uma empresa pode fazer campanhas de vacinação, ter ambulatórios e consultórios médicos no próprio local de trabalho.

Essas iniciativas que cuidam da saúde dos times mostram que a empresa se importa com o bem-estar de quem trabalha ali e está preocupada em oferecer os benefícios mais desejados pelos colaboradores.

O check up médico empresarial ajuda a analisar a saúde física e mental do colaborador para prevenir doenças graves como hipertensão, doenças mentais, diabetes, estresse, burnout, entre outras.

Como funciona o check up médico empresarial?

Para fazer esse tipo de check up, é preciso contar com um plano de saúde empresarial que tenha cobertura para isso. Boa parte deles oferece esse tipo de serviço, mas nem todos. Por isso, antes de escolher uma companhia de planos de saúde para sua empresa, verifique as possibilidades.

Caso o plano de saúde tenha essa cobertura, basta agendar o check up com a frequência recomendada, a cada 6 meses ou 1 ano, dependendo da idade do colaborador. Cada um tem a autonomia para verificar a saúde na data que desejar.

As empresas também podem fazer campanhas internas na própria sede com objetivo de incentivar os cuidados com a saúde. Um caminho é fazer campanhas de marketing para promoção do check up, lembrando o colaborador de que pode usar desse benefício.

Outras iniciativas podem envolver dias específicos para cuidados com a saúde. Por exemplo: um dia de prevenção à hipertensão, com profissionais à disposição durante todo o dia para aferir a pressão dos colaboradores.

Algumas grandes indústrias e empresas contam também com ambulatórios nas suas sedes, dessa forma é possível ir a uma consulta médica sem nem mesmo sair do trabalho.

Por que é importante oferecer benefícios para a saúde dos colaboradores?

Hoje, mais do que nunca, os colaboradores sentem os efeitos de trabalhar sob pressão. De acordo com um estudo da Harvard Business Review:

  • 89% dos colaboradores entrevistados perceberam que suas condições de trabalho pioraram durante a pandemia;
  • 85% disseram que seu bem-estar diminuiu;
  • 56% viram as demandas de trabalho aumentarem.

No contexto da pandemia e das suas consequências, a saúde passou a ter um papel fundamental, e muita gente passou a se questionar sobre seu modo de viver e trabalhar. De acordo com pesquisa da Deloitte, 40% da força de trabalho pesquisada desejou pedir demissão em algum momento do último ano.

Nessa mesma pesquisa, aparece uma grande tendência: trabalho é trabalho, não se deve promover a ideia de que “somos uma família”. Afinal, os colaboradores querem ser bem recompensados pelo seu trabalho, garantirem um bom sustento, saúde e bem-estar, trabalhando em locais com benefícios que proporcionem tudo isso.

Mas e para a empresa, quais as vantagens de oferecer benefícios para a saúde?

  • Atração de talentos: todos querem trabalhar em um local que garante a saúde e o bem-estar dos colaboradores, esse pode ser um diferencial para o RH trabalhar a atração de novos talentos e para a empresa se tornar um Great Place to Work.
  • Retenção de talentos: pessoas saudáveis se sentem mais satisfeitas em seu ambiente de trabalho, assim, os benefícios de saúde podem ser um bom motivo para ficar na empresa.
  • Diminuição do turnover: muitos dos pedidos de demissão vêm por problemas de saúde mental, física ou problemas pessoais, o que aumenta a rotatividade das equipes. A saúde preventiva diminui esse problema.
  • Cumprimento dos direitos trabalhistas: a saúde ocupacional é também uma obrigação das empresas!

Quais benefícios ligados à saúde do colaborador sua empresa pode oferecer?

Algumas outras opções possíveis além do check up empresarial médico são:

  • Ginástica laboral
  • Campanhas de vacinação
  • Seguro de vida
  • Programas de combate ao tabagismo
  • Parcerias para promoção de atividade física
  • Telemedicina
  • Acompanhamento nutricional
  • Plano odontológico
  • Acompanhamento de gestantes.



Sobre a Onze:

A Onze oferece os benefícios mais desejados pelos profissionais de talento para que sua empresa conte com colaboradores felizes, engajados e livres de estresse financeiro. É o caso da Previdência Privada Empresarial, benefício que vem sendo cada vez mais cobiçado pelos profissionais de destaque no Brasil.

Quer saber mais sobre benefícios previdenciários? Acesse o blog da Onze e confira outros conteúdos essenciais para o RH da sua empresa.

Leia também