Taxa DI hoje: como fazer a consulta e descobrir?

Por Redação Onze

Todos que investem em ativos de renda fixa com rentabilidade diária, cedo ou tarde, vão precisar consultar a taxa DI hoje.

Essa é uma recomendação válida especialmente para os que aplicam no curto prazo, já que, nesses casos, o objetivo é resgatar o valor investido acrescido das devidas correções diárias.

Vinculada à taxa Selic, a taxa DI é o principal indexador para investimentos de baixo risco, então, conhecê-la dia a dia é fundamental para orientar decisões. Avance na leitura e descubra como fazer.

Como saber qual a taxa DI hoje?

Também conhecida como Certificado de Depósito Interbancário (CDI), a taxa DI hoje é o instrumento usado para remunerar diversas aplicações bancárias. 

Ela é obtida a partir de um cálculo que leva em conta “operações de emissão de depósitos interfinanceiros pré-fixados, pactuadas por um dia útil e registradas e liquidadas pelo sistema B3”, como destacado no site da bolsa.

Isso porque os bancos não podem fechar o dia com saldo negativo ou perigosamente próximo do vermelho. Para evitar isso, as instituições emprestam dinheiro entre si por meio de operações de CDI.

A taxa DI, portanto, reflete os juros que os bancos cobram nos empréstimos interbancários, servindo como parâmetro para o rendimento nas operações com seus clientes.

Por se tratar de um índice que se modifica diariamente, quem tem aplicações como CDB, LCI ou LCA, precisa ficar a par da sua evolução. Nesse caso, o canal oficial de consulta é o site da B3, no qual a taxa DI pode ser consultada desde o início da série histórica, em 1986.

Outro canal oficial para fazer essa consulta é o site da CETIP, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos. Confira na sequência como acessar esses sites e fazer a consulta online da taxa DI hoje.

Passo a passo para consultar a Taxa DI

Antes de avançarmos, vale destacar que a consulta da taxa DI pode ser feita também por canais extraoficiais. Com uma pesquisa no Google, você facilmente encontra calculadoras em diversos sites de corretoras e portais de notícias financeiras.

Não há problema algum em usá-los mas, por se tratar de uma taxa regulada, os meios oficiais são sempre mais confiáveis, não é mesmo? Além disso, se você estiver em busca de dados para orientar suas decisões, as fontes oficiais acabam por ser mais fidedignas.

Feito o alerta, vamos ver como fazer essa consulta.

Acesse o site da B3 ou CETIP

A evolução da taxa DI pode ser conhecida pelo site da Bolsa Brasil Balcão, a B3, como é mais conhecida. Caso encontre algum problema no acesso, a alternativa é o site da CETIP, que também disponibiliza uma calculadora online para a taxa DI.

Selecione o período

Seja qual for a sua escolha, a consulta deverá ser feita começando pelos campos nos quais você deverá inserir as datas que correspondem ao período a ser consultado. Por exemplo: se a intenção é saber a taxa DI hoje, basta inserir nos campos a data do dia, se a pesquisa for feita no site da B3, e clicar em “Pesquisar”.

E se a calculadora usada for a do site da CETIP, você pode inserir o percentual da taxa DI prevista para o ativo e o valor que você tem ou terá depositado. Clique em “Calcular” e estará feito.

Três investimentos remunerados pela Taxa DI

Outro ponto que deve ser destacado é que a taxa DI é o referenciador para a rentabilidade dos investimentos feitos por pessoas físicas junto aos bancos. Sendo assim, vamos conhecer os principais deles.

CDB

O Certificado de Depósito Bancário é uma espécie de “empréstimo” que os clientes fazem para os bancos que, em troca, os remuneram com base na taxa DI. Nesse caso, essa remuneração pode ser de 100% da taxa, podendo variar para cima ou para baixo em alguns tipos de CDB.

LCI/CRI

A Letra de Crédito Imobiliário, por sua vez, é destinada ao financiamento do respectivo setor. Ou seja, em vez de emprestar dinheiro para os bancos, você aplica no setor de imóveis – o que também se aplica ao CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários). Assim como o CDB, o rendimento de um LCI pode ser de 100% da taxa DI ou não. 

LCA/CRA

Em contrapartida, a Letra de Crédito Agrícola é destinada ao fomento do agronegócio. Portanto, os recursos angariados pelos bancos são repassados exclusivamente para empresas do campo. O mesmo vale para o Certificado de Recebíveis do Agronegócio, o CRA.

Por que consultar a Taxa DI hoje?

Em seu cálculo, a taxa DI normalmente acompanha a principal taxa de juros da economia brasileira, a Selic. Assim, é importante conhecê-la até como parâmetro para balizar decisões sobre investimentos em geral.

Taxa de juros alta é sinônimo de rentabilidade maior, por isso, haverá momentos em que os ativos indexados pelo CDI estarão mais ou menos atrativos. Tenha sempre a variação da taxa DI hoje em consideração antes de decidir investir, seja no curto, médio ou longo prazo. 

A importância da Taxa DI ao aplicar seu dinheiro

Por tudo que vimos, tomar conhecimento dessa taxa é indispensável antes de fazer uma aplicação. Lembre, ainda, que investimentos com prazo de resgate mais longo, como o LCI, normalmente rendem 100% do CDI ou mais.

O mesmo não acontece com CDBs que podem ser resgatados a qualquer momento na maioria dos casos. Como o banco sabe que não pode contar com esse dinheiro por prazos maiores, acaba por remunerar menos.

Além de prestar atenção à taxa DI hoje, fique sempre ligado nas publicações do blog da Onze e tome as melhores decisões em relação ao seu dinheiro.