O que é e como implementar a bonificação por metas na sua empresa

Por Redação Onze

bonificação por metas

Ter bons salários não é mais suficiente para segurar um colaborador na empresa, e mantê-lo motivado no trabalho. Hoje um dos grandes desafios do mundo corporativo é desenvolver ações que ajudem na atração e na retenção de talentos e promovam o engajamento interno.

Neste sentido, muitas organizações começaram a apostar em benefícios atrativos, como, por exemplo, o plano de saúde, atualmente um dos mais desejados pelos colaboradores. Além disso, há ainda outras estratégias que fazem a diferença, como o pagamento de bonificação por metas, bastante comum na área de vendas

Mas, como fazer isso do jeito certo e alcançar bons resultados? Confira nosso artigo abaixo sobre o tema, e veja algumas dicas que podem ajudar a sua empresa.



Como funciona a bonificação por meta

Tratada como um benefício extra salarial, e também chamada de premiação, a bonificação por meta é uma ferramenta utilizada para recompensar o seu colaborador pelo bom desempenho.

Há situações em que é paga apenas para os cargos gerenciais, em outras, é estendida aos demais profissionais. Também há casos em que a recompensa não se resume a dinheiro, podendo ser paga de outras formas. Mas, em relação à bonificação por metas, geralmente usada na área comercial, o que pesa é a performance da equipe

O bônus pode ser pago de uma única vez, sendo mais comum no final ou começo do ano, e embora tenha muita semelhança com a PLR (Participação nos Lucros e Resultados), sua principal diferença está no fato de não gerar incidência de encargos trabalhistas, exceto quando é oferecido com frequência, e atinge o princípio da habitualidade.

Importante: pagar bônus para colaboradores não é obrigatório e o empregador que decide oferecê-lo pode determinar o valor de acordo com suas finanças e suas regras. Essa quantia não tem limite e pode ser suspensa a qualquer momento, mas quando paga deve ser discriminada na folha de pagamento como uma bonificação.

O que as bonificações podem fazer pela sua empresa?

De modo geral, como acontece com toda ação que mexe com as finanças, a premiação também costuma encontrar resistência por parte dos empregadores. No entanto, é sempre válido lembrar que podem trazer várias vantagens a curto e longo prazo, como:

  • Promove a satisfação do colaborador;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Aumenta o engajamento da equipe;
  • Controla os índices de turnover;
  • Fortalece a imagem de marca empregadora;
  • Ajuda a conquistar novos talentos;
  • Aumenta a produtividade da empresa.

Passo a passo para montar um plano de bonificação

Assim como toda estratégia empresarial, a bonificação também deve ser planejada para que possa ser aplicada do jeito certo e gere os resultados. Confira o passo a passo e prepare seu plano de bonificação por metas:

Analise o perfil dos colaboradores

Seja qual for a estratégia voltada para equipe, é preciso saber com clareza quais são suas motivações e necessidades. O melhor jeito de fazer isto é analisando o perfil dos seus colaboradores.

Preveja os custos

O equilíbrio financeiro da empresa é primordial e não deve ser afetado pelo plano de bonificação por metas. Para evitar atrasos no pagamento e problemas com as finanças é importante verificar o orçamento antecipadamente.

Estabeleça metas reais

Ter a promessa de premiação, mediante uma meta que seja difícil de alcançar, pode prejudicar a motivação e atrapalhar os resultados. O ideal é que as metas sejam realistas e palpáveis ao colaborador.

Divulgue as regras

Ser transparente, claro e eficiente na comunicação é um passo fundamental para boa execução do plano de bonificação. É dessa forma que a companhia consegue divulgar as regras e, mais do que isso, incentivar a equipe.

Avalie os resultados

A eficácia da bonificação por metas depende da análise constante de resultados, que pode ser feita através de algumas métricas como os índices de absenteísmo, taxa de rotatividade, controle de produtividade, entre outros.

Qual a melhor bonificação para sua empresa

Como já falamos, a premiação de um colaborador nem sempre se resume a dinheiro. Mas, como existem várias formas de bonificá-lo, nós separamos as principais:

Premiação por desempenho

Indicada para empresas que precisam motivar sua equipe operacional, ela avalia alguns critérios como a performance do colaborador na execução das tarefas, elogios de clientes e outros membros da equipe, assiduidade, entre outros aspectos.

Em algumas empresas, além do valor extra, o profissional também pode ser eleito o colaborador do mês e receber vantagens como dia de folga, brindes de presentes e até mesmo um adicional em benefícios como vale-alimentação ou vale-refeição.

Recompensa por indicação

Indicada para empresas que trabalham com vendas de produtos e serviços, a recompensa por indicação é uma ótima ferramenta para estimular que seus colaboradores também tragam novos clientes para o negócio. Na maioria das vezes, esse tipo de bonificação é paga com um valor extra no salário que também ajuda na motivação da equipe.

Premiação de ideias

Indicada para empresas com espírito de inovação, a premiação por ideias é uma excelente forma de estimular a criatividade dos colaboradores, e empregá-la na busca de soluções que possam corrigir problemas, otimizar processos e melhorar a produtividade. O bônus pela participação pode ser pago com viagens, presentes ou até mesmo prêmio em dinheiro para as ideias que forem mais criativas e implantadas.

Como a Onze pode melhorar a performance da equipe?

Para empresas que buscam investir no comprometimento dos colaboradores, a Previdência Privada Corporativa da Onze é uma ótima alternativa porque ajuda a controlar as finanças e a reduzir o estresse financeiro, considerado uma das maiores causas de absenteísmo e baixa produtividade nas empresas.

Caso queira saber mais sobre a solução, entre em contato e veja como a Onze pode ajudar a ter equipes mais comprometidas.

Leia também