Premiação: vantagens, tipos e por que premiar os colaboradores da sua empresa

Por Redação Onze

premiação

Não é por acaso que empresas de diferentes segmentos estejam sendo reconhecidas pela qualidade na gestão de pessoas e por serem consideradas ótimos lugares para trabalhar: focar na qualidade de vida do colaborador e criar meios de motivá-lo têm se mostrado a melhor estratégia para obter bons resultados. E a premiação é uma das melhores motivações.

Um reconhecimento ao colaborador que executa seu trabalho superando as expectativas, a premiação é um benefício que valoriza o bom desempenho e aumenta a motivação e o engajamento de toda a equipe. Mas ela deve ser oferecida com planejamento, bom senso e transparência – e há outras formas de premiação além do pagamento de valores em dinheiro.

Siga conosco para saber mais sobre as vantagens, conhecer os tipos e entender por que a premiação para colaboradores reduz os custos com turnover e retém os melhores talentos na sua empresa!



O que é a premiação

A premiação é uma bonificação por resultados que a empresa pode oferecer ao colaborador que se destaca em determinado período como um reconhecimento pelo bom desempenho. Esse bônus pode ser concedido de diferentes maneiras e, salvo exceções, não gera encargos trabalhistas para o empregador.

Algumas boas ocasiões para fazer a premiação incluem:

  • Quando uma meta é superada;
  • Quando a empresa lucra em determinado período;
  • Quando a equipe elege um funcionário de destaque;
  • Quando um colaborador se sobressai constantemente;
  • Quando a atitude de algum funcionário merece ser premiada.

Tipos de premiação para funcionários

Ainda que seja uma das principais formas de premiação ao colaborador, o pagamento de valores em dinheiro não é a única opção e muitas empresas optam por diversificar os prêmios – o fundamental é que sejam premiações que de fato motivem o funcionário a trabalhar com afinco e proporcionem uma experiência satisfatória e/ou inesquecível.

Confira alguns tipos de premiação:

  • Valor em dinheiro: costuma tomar a forma de PPR, PLR ou bonificação para funcionários;
  • Viagem com hospedagem paga e roteiro feito sob medida para o colaborador em questão;
  • Inscrição paga em cursos, treinamentos, conferências ou outro tipo de evento;
  • Prêmios físicos como eletrodomésticos, smartphones ou cestas com produtos variados ou outros mimos para funcionários;
  • Dia de folga com direito a massagem, passeio a cavalo ou outra atividade de lazer;
  • Uma experiência memorável como pular de paraquedas, mergulho ou rafting.

Não custa ressaltar que o prêmio deve ser adequado à personalidade e características do colaborador em questão. Para isso, conte com a ajuda do setor de RH para traçar o perfil da equipe e escolher a melhor premiação em cada caso.

Vantagens de premiar os colaboradores

No mercado de trabalho atual, em plena era da Transformação Digital, valorizar o colaborador é essencial não apenas para mantê-lo feliz, motivado e engajado como também para atrair o interesse dos melhores profissionais do mercado. A premiação é um ótimo exemplo de valorização.

Esta estratégia que vai de encontro a uma das principais conclusões da pesquisa da Onze “Tendências e Benefícios 2022“: as empresas que investem no bem-estar físico, intelectual e financeiro dos funcionários são as que mais retêm talentos. Assim, a premiação ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo e sempre dedicado a superar os objetivos.

As principais vantagens da premiação são:

  • Aumento da motivação, do engajamento e da produtividade da equipe;
  • Atração e retenção dos melhores talentos do mercado;
  • Redução dos custos com Turnover e falta de rendimento.

Como traçar um bom plano de premiação

Antes de premiar os funcionários é indispensável ter um plano de premiação que inclua os objetivos a alcançar, as métricas de avaliação que serão aplicadas e a descrição dos prêmios a serem oferecidos. Além disso, o plano precisa ser claro e transparente para todos: só assim haverá sensação de justiça e de equilíbrio de chances para todos os colaboradores.

Com base no orçamento e nos perfis dos colaboradores, estabeleça quais são as premiações da empresa;

  • Estabeleça as metas a serem atingidas, as métricas que serão utilizadas e, com o auxílio do RH, divulgue o plano de premiação entre toda a equipe;
  • Acompanhe o desempenho dos funcionários a partir das métricas estabelecidas e forneça a devida premiação aos merecedores sem atraso;
  • Ofereça feedback constante a todos os colaboradores para que saibam onde estão deixando a desejar e o que podem melhorar para conquistar a premiação.

Sobre a Onze

Existem outros benefícios flexíveis além da premiação que são extremamente eficientes para aumentar a produtividade e reduzir os custos com Turnover nas empresas. Um dos mais cobiçados pelos grandes profissionais do mercado é a Previdência Privada Empresarial, benefício corporativo que é a especialidade da Onze.

Nos Estados Unidos, a Previdência Privada Empresarial já abrange 52% dos trabalhadores formais e é considerado o melhor benefício para ajudar o colaborador a poupar e se preparar para o futuro. No Brasil, onde o benefício cresce a cada ano, o ranking da Glassdoor aponta que, das 50 melhores empresas para se trabalhar em 2020, 42 oferecem a Previdência Privada Empresarial no pacote de benefícios.

Leia também