Como a linguagem corporal ajuda no ambiente de trabalho

Por Redação Onze

linguagem corporal

Você sabia que em determinadas situações, a linguagem corporal representa 55% da nossa comunicação, enquanto o tom de voz significa 38%, e as palavras apenas 7%? Os dados fazem parte do estudo de Mehrabian, realizado na década de 60 sobre o peso dos nossos gestos e expressões na hora de transmitirmos uma mensagem.

No ambiente corporativo, a linguagem corporal é uma importante ferramenta para gestão de recursos humanos por dois motivos principais:

Pensando nisso, vamos explicar neste artigo como funciona a linguagem corporal no dia a dia da empresa, o que ela pode dizer sobre um colaborador e qual a forma correta de interpretá-la.

Boa leitura!



Linguagem corporal no ambiente de trabalho: como funciona?

Quando a empresa precisa contratar um funcionário novo, independentemente da vaga, o ideal é acertar na escolha. Para isso, deve evitar erros comuns que muitas vezes ocorrem na triagem de currículos ou durante as entrevistas.

Uma das formas de ser mais assertivo neste processo é avaliar os candidatos com o máximo de precisão possível. E aqui, a linguagem corporal representa uma importante ferramenta estratégica.

Na prática, podemos dizer que a linguagem corporal é um meio de comunicação não-verbal, pelo qual transmitimos uma mensagem consciente ou não, utilizando sinais que são exprimidos pelo nosso corpo, como movimentos, gestos e posturas. Mesmo que sejam sutis, ou a pessoa saiba como dominar sua postura, na maioria das vezes reagimos de forma instintiva, mostrando sentimentos e opiniões que não revelamos com palavras.

Para um gestor, saber como interpretar a postura de alguém também contribui com a gestão da equipe. Na medida em que ele consegue perceber as reações dos funcionários, fica mais fácil agir de acordo com elas. E assim, pode buscar medidas que tragam melhorias para o clima organizacional da empresa, como feedbacks ou promoção de cursos e treinamentos quando identifica problemas.

Principais sinais revelados pela linguagem corporal

Como a linguagem corporal pode ser exprimida de diferentes formas, abaixo listamos quais são os principais sinais que os recrutadores devem ficar atentos numa entrevista. Confira:

Postura

O candidato pode ser avaliado desde a chegada dele à empresa, durante o período de espera e também na entrevista. Para especialistas, pessoas com coluna curvada, cabeça baixa e ombros caídos tendem a ser inseguras e tímidas.

Aperto de mão

O aperto de mão se tornou incomum durante a pandemia, mas ainda é realizado em algumas ocasiões e vale observá-lo com atenção. Apertos com força transmitem confiança e segurança, mas quando a pessoa coloca a mão sobre a sua, ela dá sinais de dominância e que pode vir a ter problemas com liderança.

Contato visual

Desviar o olhar durante a conversa é normal porque muitas pessoas se sentem constrangidas em encarar seu interlocutor. E também há algumas perguntas que podem causar constrangimento. No entanto, quando os desvios são intensos indicam insegurança e problemas de comunicação.

Sorriso

O sorriso é um dos sinais mais importantes numa entrevista porque são ótimos para medir o quanto uma pessoa está segura ou confortável na entrevista, além do seu nível de simpatia e interação. Mas, ele deve ser observado com atenção para identificar se o candidato está sendo espontâneo ou forçado.

E tem mais: o jeito de andar, o movimento das mãos, a forma de cruzar os braços e a maneira de posicionar as pernas também podem ser observados numa entrevista de emprego.

Dicas de leitura sobre linguagem corporal

Para ajudar os profissionais que estão começando agora na rotina de interpretar a linguagem corporal das pessoas, e também quem deseja aprimorar essa técnica, selecionamos três dicas de livros sobre o tema.

Linguagem corporal: Técnicas para aprimorar relacionamentos

Considerada uma das obras mais completas sobre o tema, o livro ajuda o leitor a identificar quando uma pessoa está mentindo, e traz dicas sobre como utilizar a linguagem corporal nas entrevistas de emprego.

Não minta pra mim! Psicologia e Linguagem corporal

O livro mostra como o leitor pode reconhecer as mentiras, por meio da linguagem corporal. Com exemplos do dia a dia, retrata o tema tanto do ponto de vista científico quanto prático.

Os segredos que o nosso corpo revela

Guia prático de linguagem corporal, o livro ajuda a revelar os truques da comunicação não-verbal e utilizá-los a seu favor; trazendo dicas e um conjunto de técnicas que podem transformá-lo num especialista em decifrar pessoas.

Como a Onze contribui com o clima organizacional das empresas?

Mais do que um benefício corporativo, a Previdência Privada Corporativa, oferecida pela Onze, gestora especializada em investimentos com foco na Saúde Financeira do brasileiro, é uma solução alternativa, que também ajuda a melhorar o clima organizacional, porque foi desenvolvida para ajudar as empresas a cuidar da saúde financeira dos colaboradores.

Leia também