Gestão de pessoas na Era Digital: o que toda empresa precisa saber?

Por Redação Onze

gestão de pessoas

O capital humano é o bem mais valioso de qualquer empresa: é o desempenho dos profissionais que atuam dentro da organização que impulsiona o negócio rumo ao sucesso ou determina seu fracasso. Quando uma empresa faz uma boa gestão de pessoas, a probabilidade de aumentar a produtividade e os lucros é, portanto, enorme.

A gestão de pessoas é um conjunto de estratégias que o setor de Recursos Humanos deve adotar para ser capaz de atrair e reter os melhores talentos. Mais que isso, uma gestão de RH eficiente também desenvolve as habilidades de cada colaborador e os mantêm motivados e engajados com a sua empresa – com reflexos evidentes nos resultados.

Só que, na Era Digital em que vivemos, o gerenciamento de pessoas é submetido a novos conceitos e desafios. Siga conosco para conhecer 5 fatos que todo gestor deve saber sobre a gestão de pessoas na Era Digital e entenda como a tecnologia pode ajudar!

Os principais desafios da gestão de pessoas

Antes de mais nada, é preciso entender quais são os desafios ao longo de todas as etapas do processo de gestão de pessoas. Uma pesquisa da Endeavor aponta os principais:

Com a transformação digital e a possibilidade de automatizar processos que auxiliam a implementar um sistema de gestão mais inteligente, tais desafios podem ser facilmente solucionados – ou intensificados. Tudo depende da sua empresa aderir às facilidades da tecnologia somadas a uma estratégia de valorização do colaborador.

5 coisas que você precisa saber sobre a gestão de pessoas na Era Digital

A pandemia do Coronavírus acelerou, em certa medida, o processo de transformação digital e fez do ano de 2020 um momento de guinada radical na gestão de pessoas. Hoje, o home office e a flexibilização de horários e do modelo de trabalho são uma nova realidade que as empresas precisam saber gerenciar – mas não são as únicas mudanças.

De acordo com levantamento da consultoria Great Place to Work (GPTW), questões como a saúde mental dos colaboradores e a criação de uma mentalidade digital (tanto nos funcionários quanto nos líderes) também viraram prioridade.

Em 2021, a mudança de mindset e a continuidade da transformação digital seguem no topo da pauta da gestão de pessoas.

Confira 5 fatos sobre a gestão de pessoas na Era Digital que todo gestor deve saber:

1. Comunicação interna é prioridade

Em tempos de trabalho remoto, adotar tecnologias que aprimorem a comunicação interna e integrem as informações sem gerar ruídos ou desencontros é fundamental.

2. Flexibilidade é indispensável

Oferecer a possibilidade do Home Office, horários flexíveis ou mesmo um modelo de trabalho híbrido é outro tema pertinente à gestão de pessoas na Era Digital.

3.Valorize para conquistar

O desempenho da sua empresa está diretamente ligado à saúde mental, à capacidade técnica e à motivação de seus colaboradores: treiná-los apropriadamente é tão importante quanto promover diversidade, inclusão e uma cultura organizacional adequada no ambiente de trabalho.

4. Apoie-se na tecnologia

A transformação digital não chegou para dificultar ou tirar o emprego de ninguém – muito pelo contrário, as ferramentas tecnológicas estão aí para facilitar o processo de contratação de talentos, análise de dados e a própria gestão estratégica do RH. São softwares e plataformas que ajudam a recrutar, treinar, descobrir deficiências/competências e facilitam até mesmo o processo de demissão.

5. Cuide da saúde financeira das pessoas

A saúde financeira está no topo das preocupações dos funcionários brasileiros e é uma das principais causas de desmotivação, baixo desempenho e alta nos índices de Turnover. Oferecer benefícios corporativos atraentes é a melhor maneira de motivar os grandes profissionais e assegurar a retenção de talentos.

Se a sua empresa está atenta a esses pontos, fica fácil perceber quais são os erros mais cometidos na gestão de pessoas atual. Comunicação inadequada, falta de flexibilidade, deixar de utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis e não valorizar o colaborador a nível pessoal e profissional são equívocos que desmotivam e afastam os melhores talentos.



Sobre a Onze

A Onze oferece os benefícios corporativos mais cobiçados pelos profissionais de destaque no mercado para que sua empresa possua aquele que é um dos instrumentos essenciais para a gestão de pessoas: a valorização patrimonial dos funcionários.

É o caso da Previdência Privada Empresarial, benefício que é oferecido aos funcionários por mais da metade das empresas norte-americanas e que incentiva os colaboradores a poupar e investir de forma eficiente para garantir um futuro melhor. Não por acaso, é o benefício mais desejado por profissionais que ganham acima de R$6 mil.

Leia também