Bolsas de estudos para colaboradores: importância e vantagens de oferecer o benefício

Por Redação Onze

Bolsas de estudos

Muito além do Vale-Transporte e do Vale-Refeição, cada vez mais as empresas ampliam e diversificam o leque dos chamados benefícios flexíveis. Além de uma estratégia para atrair talentos e reduzir as taxas de turnover, essa é uma maneira de fidelizar o colaborador e garantir seu bem estar, dentro e fora do ambiente de trabalho.

Entre os benefícios oferecidos está a concessão de bolsas de estudos para colaboradores, uma medida adotada por empresas que querem capacitar o seu capital humano – de maneira individual ao mesmo tempo em que fortalecem seus times de maneira coletiva.

Veja no texto abaixo quais são as vantagens de oferecer esse benefício em sua empresa.

Por que oferecer bolsa de estudos para colaboradores é um benefício

Também conhecida como bolsa empresa ou auxílio educação, a concessão de bolsa de estudos se trata de um programa no qual as empresas financiam os estudos de seus colaboradores. Esse financiamento pode ser parcial ou integral e mediante o cumprimento de regras e políticas de cada instituição.

Mas você pode estar se perguntando “por que minha empresa deveria oferecer bolsas como benefício aos colaboradores?”. Não existe uma única resposta, mas todas elas são favoráveis a essa iniciativa.

Embora se presuma que um colaborador deva ingressar em uma empresa com os conhecimentos necessários para desempenhar suas funções, é esperado também que com o tempo ele precise desenvolver novas habilidades, seja para acompanhar as tendências do mercado ou para gerar mais valor para suas atividades.

Ao oferecer a bolsa, você está garantindo não só que ele tenha o conhecimento necessário para executar tais atividades, como está investindo na melhora de produtividade e dos resultados da companhia.

>>> E mais: Veja quais são os benefícios mais desejados pelos funcionários

Vantagens de oferecer bolsas de estudos aos seus colaboradores

Como dissemos, são inúmeras as razões para você incluir a bolsa de estudos em seu pacote de benefícios empresariais, destacam-se:

Aumento da competitividade mercadológica

O erro de muitas empresas é pensar que esse benefício agrega só – ou mais – ao colaborador. Na verdade, quando se tem os melhores e mais capacitados colaboradores dentro da sua empresa, você é capaz de competir com outras companhias do mercado, gerando resultados realmente relevantes.

Aumento da motivação e engajamento dos colaboradoresDe acordo com um levantamento feito pela Onze e consolidado no material Tendências de Benefícios 2022, o incentivo a cursos está entre os cinco benefícios mais desejados pelos profissionais e que seriam decisivos para sua escolha de empresa.

Ao oferecer benefícios relevantes, as empresas estabelecem um vínculo com seus times, demonstrando preocupação e cuidado. Isso gera aumento no engajamento e na motivação individual, fortalecendo também a cultura organizacional.

>>> Veja também: 4 dicas para conquistar o selo Great Place to Work para a sua empresa

Capacitação individual

Viabilizar a educação e desenvolvimento de um colaborador é um gesto relevante dentro das empresas.

Com os conhecimentos necessários, o profissional amplia suas chances de crescimento não só dentro da empresa, como fora, tornando-se mais qualificado e competitivo para o mercado.

Retenção de talentos

Segundo o estudo Global Talent Trends, elaborado pelo LinkedIN em 2020, o pacote de benefícios tem grande peso na atração e retenção de talentos. Isso porque os profissionais se sentem mais inclinados a aceitarem propostas de empregos ou permanecerem em suas posições caso esses benefícios
sejam bons.

Instituições que oferecem convênio para bolsa de estudos

Uma maneira de implementar a concessão de bolsas como benefício em sua empresa é através de convênio com instituições de educação. Atualmente já é possível encontrar esse modelo com facilidade. Veja alguns nomes disponíveis no mercado:

Kroton

Por meio do programa Kroton Empresas, a instituição oferece bolsas de estudo em grandes redes de ensino do país. Entre as formações estão graduação e pós-graduação, além de cursos livres gratuitos.

Universidade São Judas Tadeu

A USJT oferece 39 cursos em 10 áreas de conhecimento. No programa de parceria, disponibiliza também mentorias e networking para desenvolvimento de carreira e troca de experiências.

Ciesp e Senai

Empresas associadas ao Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) podem oferecer cursos do Senai aos seus colaboradores. O convênio contempla todos os cursos presenciais de formação inicial e continuada.

Ibmec

A área de soluções corporativas da Ibmec atua de acordo com as necessidades das empresas conveniadas. Através dela, é possível capacitar os colaboradores em temas específicos de suas posições.

Dica extra: Estabeleça uma política de concessão

Se você tem dúvidas trabalhistas acerca do benefício de bolsa estudo, nós esclarecemos duas das principais delas:

  • A bolsa de estudos para colaboradores não se trata de um direito trabalhista, sendo facultativa sua concessão.
  • De acordo com a CLT (Lei 12.513 de 2011), o benefício também não se configura como salário, não havendo então a necessidade de contribuição previdenciária.

Dito isso, você pode estabelecer uma política de concessão para oferecer o benefício aos seus colaboradores. Tempo de casa pode ser uma delas, assim como a obrigatoriedade de permanecer na empresa até a conclusão do curso e um tempo mínimo de trabalho após a formação. Dessa maneira, você garante que o investimento gere retornos para a sua empresa ao mesmo tempo em que contribui com o desenvolvimento do seu time.



Sobre a Onze

Se você quer estabelecer uma política cada vez mais relevante de benefícios flexíveis em sua empresa, conheça as soluções que a Onze oferece para a gestão financeira dos colaboradores.

Leia também