Avaliação de desempenho: confira a importância e os melhores tipos para aplicar na sua empresa

Por Redação Onze

avaliação de desempenho

O capital humano de uma empresa – ou seja, os colaboradores – é o ativo mais valioso de qualquer organização. São eles os principais responsáveis pela produtividade e pelos resultados que o negócio conquista. Mas como saber com precisão se cada membro da equipe está entregando aquilo que dele se espera? Com a avaliação de desempenho.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que o setor de Recursos Humanos usa para avaliar a performance, o comportamento e os pontos fortes ou que precisam ser aprimorados em cada funcionário. Realizada de forma periódica, a avaliação de desempenho é essencial para a gestão de pessoas e para o desenvolvimento dos colaboradores.

Siga com a gente para entender a importância da ferramenta e conheça os melhores tipos de avaliação para aplicar na sua empresa!



A importância da avaliação de desempenho

Ao contratar um novo colaborador, uma empresa sempre alinha (ou deveria) com o profissional suas responsabilidades, as metas a atingir, a maneira como a empresa atua e o que se espera dele em termos de resultados.

Com o tempo, a melhor forma de saber se o trabalho dele está atingindo, superando ou ficando aquém das expectativas é avaliando o desempenho do colaborador

  • Aplicar um bom método de avaliação de desempenho permite:
  • Medir a produtividade, o comportamento e nível de engajamento de cada funcionário;
  • Identificar os pontos fortes de cada colaborador e o que pode ser melhorado;
  • Criar programas de desenvolvimento para o colaborador com treinamentos e cursos;
  • Ter embasamento para tomar decisões sobre promoções, prêmios e desligamentos, criando um ambiente de trabalho mais justo e transparente;
  • Dar a cada funcionário um feedback completo sobre seu desempenho, motivando-o a se desenvolver como profissional.

Sem uma avaliação de desempenho eficaz, toda empresa corre o sério risco de ter problemas na gestão de pessoas e no sucesso do negócio.

Aplicar avaliações afetadas por opiniões pessoais, por exemplo, ou simplesmente não realizá-las, atrapalha a tomada de decisões e resulta em conflitos, desmotivação e baixo desempenho.

Quando avaliar (e o que levar em consideração)?

A avaliação de desempenho é um instrumento que a Gestão de Recursos Humanos deve aplicar periodicamente de acordo com as necessidades de cada empresa – trimestralmente, semestralmente, anualmente, etc.

Existem diferentes métricas e indicadores que o RH pode utilizar para avaliar o desempenho de um colaborador: as métricas de produtividade, por exemplo, são mais concretas e medem a assiduidade, o cumprimento de prazos, o grau de sucesso na finalização de projetos e o impacto financeiro no orçamento da empresa.

Uma avaliação comportamental, por outro lado, é mais subjetiva e analisa os níveis de satisfação com o trabalho, comprometimento, capacidade colaborativa e engajamento do funcionário com a empresa.

Assim, o ideal é que o Departamento Pessoal use um método de avaliação que combine vários tipos de feedbacks e permita interpretá-los.

Tipos de avaliação de desempenho

Geralmente baseados em questionários, são vários os tipos de avaliação de desempenho que as empresas utilizam de acordo com aquilo que pretendem avaliar. Veja alguns deles:

  • Autoavaliação: o colaborador lista seus próprios pontos fortes e fracos e em seguida debate as respostas com seu gestor;
  • Escala gráfica: neste método tradicional, fatores como pontualidade, trabalho em equipe e criatividade são avaliados em uma tabela simples com adjetivos que vão do péssimo ao ótimo;
  • Por competência: Dividida em competência técnica e comportamental, foca naquilo que o cargo em questão e a empresa exigem do colaborador.

Estes são apenas alguns dos tipos de avaliação de desempenho – e existem diversos outros. Nenhum deles, porém, oferece um quadro de avaliação tão completo e criado a partir de diferentes pontos de vista quanto a Avaliação 360.

A Avaliação 360 combina vários feedbacks sobre a performance, as habilidades e o comportamento do colaborador ao invés de se basear em um único ponto de vista. Aqui, o funcionário é avaliado por gestores, colegas de equipe, membros de outros setores da empresa e até clientes.

A melhor maneira de aplicar uma avaliação de desempenho

Se o seu setor de Recursos Humanos atua de maneira estratégica e está antenado no que ocorre no mundo, já sabe que as avaliações de desempenho também entraram na era da Transformação Digital. Hoje, as grandes empresas utilizam a tecnologia e as ferramentas digitais para facilitar e tornar mais precisa a avaliação de desempenho de seus funcionários.

Com interações que podem ser realizadas até de maneira remota, a avaliação de desempenho na Era Digital mescla o online com o real time – o tempo real.

Sobre a Onze

Tranquilidade financeira e complementos ao salário aumentam a produtividade dos colaboradores e faz com que trabalhem mais felizes e engajados. Segundo estudos, funcionários felizes com seus benefícios corporativos aumentam a performance da empresa em 60%.

É por isso que a Onze oferece a Previdência Privada Empresarial e outros benefícios que estão entre os mais cobiçados pelos grandes profissionais do mercado. Uma pequena medida que impulsiona o desempenho dos trabalhadores e melhora o ambiente e a felicidade em qualquer empresa.

Leia também