Equipe multidisciplinar: conheça os benefícios e saiba como gerenciá-la

Por Redação Onze

equipe multidisciplinar

A diversidade vem ganhando cada vez mais espaço no mundo e o meio empresarial é um reflexo fiel dessa tendência. Não é à toa que as organizações estão contratando colaboradores com diferentes experiências, características, habilidades e personalidades: uma equipe multidisciplinar reflete a própria pluralidade da sociedade e do público a se atingir.

Ao efetuar o recrutamento e seleção de novos talentos, o Recursos Humanos pode aproveitar o conceito das equipes multidisciplinares para selecionar perfis que se complementarão ao executar as atividades – uma delimitação que ainda facilita a escolha dos profissionais mais adequados para fazer parte da sua empresa.

Continue conosco para conhecer melhor o que é, quais os benefícios, como gerenciar e quando são bons momentos para ter uma equipe multidisciplinar no seu negócio!

O que é uma equipe multidisciplinar

Criar uma equipe multidisciplinar significa reunir profissionais com perfis, habilidades, comportamentos e experiências distintas para potencializar a performance e os resultados do negócio. É claro que tal mescla não pode ser aleatória: os membros da equipe devem ter aptidões que se complementam e ampliam os horizontes da empresa.

Trata-se de um conceito originado na área da saúde, onde equipes compostas por enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos de várias especialidades geram um olhar muito mais amplo sobre o estado de cada paciente.

Nas empresas, o RH pode usar a prova de seleção, a entrevista de emprego e ainda técnicas de avaliação e ferramentas tecnológicas para planejar a equipe multidisciplinar e preencher as vagas.

Importância e benefícios de uma equipe multidisciplinar

Acompanhar a velocidade com que novos comportamentos e perfis de consumidores vão surgindo na Era Digital exige que as empresas tenham um capital humano plural e capaz de resolver diferentes situações e desafios. Assim, o trabalho multiprofissional compartilha ideias, conhecimento e perspectivas para encontrar as melhores soluções.

Confira alguns benefícios que uma equipe multidisciplinar oferece:

Criatividade

Com ideias, pontos de vista e experiências diversas, os membros de uma equipe multidisciplinar são capazes de oferecer em conjuntos soluções muito mais inovadoras do que equipes com perfis e conhecimentos parecidos;

Assertividade

Da mesma forma que uma equipe multidisciplinar pode criar soluções mais criativas, a diversidade de talentos e habilidades torna o cumprimento das tarefas cotidianas e a execução dos projetos muito mais objetivos e eficientes;

Produtividade

A pluralidade de habilidades e personalidades ainda contribui para estimular a motivação, a iniciativa e o comprometimento dos colaboradores, facilita o compartilhamento de ideias e gera melhores resultados para o negócio.

Como gerenciar uma equipe multidisciplinar

O primeiro passo para que a formação de uma equipe multidisciplinar seja bem-sucedida é assegurando-se que a comunicação entre seus membros seja positiva: criar um bom ambiente de trabalho, uma cultura organizacional adequada, dar feedback ao time e promover atividades que integrem os colaboradores são atividades indispensáveis para o RH cumprir.

Confira abaixo outras dicas para gerenciar com eficácia uma equipe multidisciplinar:

Aproveite as capacidades e personalidades individuais

Use o RH estratégico para medir o perfil comportamental e as capacidades de cada colaborador e designe-os para atividades onde podem aproveitar ao máximo suas características pessoais;

Defina com clareza as funções

Cada membro da equipe precisa saber exatamente porque foi escolhido para a função, o que a empresa espera dele e qual é a alçada de suas atribuições;

Acompanhe e gerencie conflitos

O gestor e o Departamento Pessoal devem estar sempre atentos para prevenir ou gerenciar os possíveis conflitos que surgem entre as diferentes personalidades;

Trace metas e avalie métricas

Utilize KPIs como Índice de Turnover, ROI em Treinamentos e Índice de Produtividade para monitorar o desempenho da equipe multidisciplinar, avaliar se ela está atingindo os objetivos e corrigir eventuais pontos fracos.

Equipe multidisciplinar: quando é bom sua empresa ter uma?

Uma equipe multidisciplinar bem montada proporciona equilíbrio entre ideia e ação para as empresas. No cenário atual, é difícil para uma equipe com perfis e experiências similares interpretar o que o diversificado público-alvo deseja e oferecer respostas à altura. Na era da Transformação Digital, ter uma equipe multidisciplinar é sempre bom.

Por isso, vale a pena investir em treinamentos que desenvolvam as capacidades da sua equipe – mesmo que ela já tenha sido inicialmente formada como multidisciplinar, você pode ampliar ainda mais sua gama de conhecimentos e habilidades com a oferta de cursos que ampliem ainda mais o potencial da equipe.



Sobre a Onze

Criar uma equipe multidisciplinar requer atrair e reter profissionais com talentos e personalidades variadas – há um desejo, entretanto, que eles têm em comum: ter uma carreira que proporcione aumento de patrimônio e saúde financeira.

A Onze oferece os benefícios corporativos mais desejados por profissionais de destaque no mercado para que sua empresa consiga formar as melhores equipes sem deixar de lado a motivação, o engajamento e a tranquilidade de que precisam para trabalhar bem. Confira mais dicas em nosso blog

Leia também