Previdência privada ou criptomoedas: como investir para o futuro

Por Redação Onze

Previdência-privada-ou-criptomoedas

Em dúvida se investe em previdência privada ou criptomoedas? Então aqui vai um aviso: antes de tomar qualquer decisão, há algumas etapas importantes a cumprir.

Previdência privada e criptomoedas são investimentos tão diferentes que você vai precisar de boas dicas antes de decidir como aplicar o seu dinheiro.

Mas não se preocupe. Ao longo deste artigo, você vai entender como funcionam esses investimentos e se algum deles se encaixa no seu perfil. Não deixe de ler até o final.

Previdência privada ou criptomoedas: como escolher

Antes de escolher previdência privada ou criptomoedas, vamos às explicações sobre o que é e como funciona cada uma dessas modalidades.

Previdência privada: mais segura

Os planos de previdência privada são investimentos oferecidos por bancos e corretoras estruturados especialmente para a aposentadoria.

Estão sujeitos à fiscalização dos órgãos reguladores, e o grau de risco varia de acordo com o tipo de fundo. Os que aplicam recursos em renda fixa são menos arriscados. Os que têm uma parcela de renda variável são mais arriscados, especialmente no curto prazo.

Todos são fiscalizados por órgãos como a Susep (Superintendência de Seguros Privados), responsável pelos mercados de seguro, previdência privada aberta e capitalização.

Criptomoedas: mais arriscadas

As criptomoedas são moedas digitais usadas em transações comerciais, como o dinheiro real do nosso dia a dia. A diferença é que elas só existem no ambiente virtual.

Diferentemente do mercado financeiro regulado, as criptomoedas não são fiscalizadas por nenhum sistema monetário ou autoridade financeira. Toda transação acontece pela internet, em sistemas próprios de registro (normalmente descentralizados), sem banco como intermediário.

Quem investe em criptomoeda especula ganhos com a valorização do ativo. Mas se houver prejuízos ou fraudes, como os ataques de hackers a carteiras virtuais, não há a quem recorrer.

Como funciona a previdência privada?

A previdência privada é um fundo de longo prazo, que aplica seus recursos em diferentes ativos para oferecer retornos consistentes. É uma maneira prática de planejar o futuro ou alcançar outro objetivo financeiro importante, como o pagamento da faculdade dos filhos.

Ao aderir a um plano, você faz contribuições regulares e deixa a cargo de um gestor profissional o trabalho de investir da melhor maneira o seu dinheiro. Após o período de acumulação, é possível resgatar o valor ou convertê-lo em renda mensal.

Características da previdência privada:

Plano customizado

Para cada perfil de cliente, há um plano de previdência. Os mais conservadores podem escolher um fundo menos arriscado, com aplicações em renda fixa.

Os mais arrojados podem escolher um fundo com uma fatia de renda variável, como os multimercados. Sempre é possível equilibrar os riscos.

Vantagens tributárias

Quem investe em previdência privada desfruta também de vantagens tributárias exclusivas em relação a outros investimentos do mercado financeiro.

É possível, por exemplo, pagar o Imposto de Renda de duas maneiras. Pela tabela progressiva, que varia de zero a 27,5% dependendo do valor resgatado/recebido, ou pela tabela regressiva, que começa em 35% e vai a 10% dependendo do tempo que o dinheiro ficar aplicado.

Regulamentação

Fundos de previdência são produtos amplamente regulamentados pelos órgãos de fiscalização. Além disso, é possível avaliar o histórico da instituição financeira e a reputação dos gestores. Ou seja, há elementos que garantem a segurança ao investidor.

Como funcionam as criptomoedas?

As criptomoedas não pertencem a nenhum país ou instituição. Não há um banco central que controla a emissão ou as transações.

Quem negocia criptomoedas para fins de investimento geralmente almeja a valorização do ativo de acordo com a dinâmica do mercado, que é bastante volátil. É um investimento essencialmente especulativo.

A pioneira e mais famosa moeda digital é o Bitcoin, mas existem várias outras no mercado. As operações são on-line, por meio de plataformas denominadas exchanges, nas quais você compra e vende as moedas virtuais.

Entre as características, destacam-se:

Descentralização

As transações de criptomoedas acontecem pela internet e de qualquer lugar do mundo. Como não há uma instituição que controla o fluxo de negócios, o mercado não tem limites – nem de fronteiras, nem de volatilidade.

Segurança criptografada

A segurança das transações do Bitcoin (para ficar no exemplo anterior) é garantida pelo blockchain, um protocolo de autenticação de dados complexo e descentralizado.

É uma espécie de livro contábil que faz o registro de todas as operações (quem comprou, quem vendeu, data da transação), de forma compartilhada e universal.

Funciona de maneira descentralizada como medida de segurança e é considerada à prova de fraude.

Sem regras específicas

Há muitas incertezas quanto ao futuro das moedas digitais. É um universo com características próprias, sem regra ou legislação específica.

Novas criptomoedas surgem constantemente e não há clareza, por exemplo, de qual ou quais moedas digitais vão prevalecer no futuro, o que contribui para um ambiente instável e de riscos.

Então, é melhor investir em previdência privada ou criptomoedas?

Há um consenso entre os educadores financeiros que deve ser considerado em qualquer situação: a diversificação da carteira. Mais do que escolher entre um e outro ativo, é preciso compor um portfólio balanceado.

Uma carteira diversificada aumenta o potencial de retorno no longo prazo, ao passo que reduz os impactos causados pelos períodos de turbulência.

A previdência privada, como dissemos, é feita exclusivamente para quem está planejando o futuro. Com pesquisa e comparações, é possível encontrar bons planos.

Mas se você tem perfil agressivo e aguenta oscilações, pode considerar algum percentual de criptomoedas, desde que esteja ciente dos riscos e confortável com a sua alocação.

Gostou do artigo? Acesse o site da Onze e confira outros conteúdos sobre o assunto.