Programa de benefícios: monte o da sua empresa e veja o impacto motivacional sobre a equipe

Por Redação Onze

programa de beneficios

Determinante para o plano de carreira do profissional atual, o programa de benefícios que é oferecido pelas empresas representa o futuro do trabalho: é a partir de sua composição que o colaborador avalia as perspectivas profissionais e de qualidade de vida para decidir onde deve trabalhar. Acima disso, o programa de benefícios reflete-se em satisfação e motivação.

Apenas assegurar o cumprimento dos benefícios que já são previstos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), como férias remuneradas, vale-transporte e 13º, não é o bastante: são os benefícios espontâneos que a empresa disponibiliza que atraem os melhores profissionais e fazem a diferença – especialmente os chamados benefícios flexíveis, que podem ser “personalizados” de acordo com as necessidades de cada profissional.

Por que o programa de benefícios é tão crucial e quais são suas vantagens? Quais benefícios são tendências para 2022? E como montar um? Descubra a seguir!

O pacote de benefícios é decisivo

Um dos grandes desafios para o setor de RH diante deste novo modelo de profissional que vem evoluindo é oferecer um pacote de benefícios que realmente aprimore a saúde financeira, a qualidade de vida e a satisfação dos colaboradores com a carreira e o trabalho. Neste cenário, benefícios que funcionam como uma espécie de salário indireto.

Isso ficou ainda mais evidenciado pelos resultados das exclusivas pesquisas da OnzeSaúde Financeira do Trabalhador 2021” e “Tendências de Benefícios 2022”. Confira algumas das constatações:

  • Para 80% dos profissionais brasileiros, a situação financeira piorou ao longo do último ano;
  • Paralelamente e não por coincidência, 81% ficaram mais estressados no mesmo período, com dinheiro sendo a principal causa de estresse para 67%;
  • Apenas 31% dos profissionais empregados receberam alguma assistência das empresas onde atuam; outros 69% não tiveram qualquer auxílio.

Desde a divulgação da pesquisa “Estresse Financeiro do Trabalhador Brasileiro”, também realizada pela Onze, sabe-se que o estresse financeiro gera uma série de impactos no trabalho: perda de foco, impaciência, necessidade de resolver pendências, etc..

Vantagens e exemplos de um programa de benefícios

Um bom programa de benefícios faz o colaborador sentir-se valorizado e “bem-cuidado” pela empresa, acaba com seu estresse financeiro e resulta em muito mais motivação, engajamento e produtividade.

Por isso, benefícios desejados como os que cuidam da saúde e do bolso do profissional atraem e retêm os melhores profissionais, reduzindo os custos com Turnover.

Quer ver exemplos práticos?

  • A filial paulista da Ericsson possui um clube completo onde os colaboradores podem curtir as instalações e levar a família. E com isso conquistou engajamento, retenção e comprometimento.
  • A startup alemã de tecnologia Awin implementou a semana de quatro dias sem cortar salários ou outros benefícios. E até seu CEO se beneficiou com o ganho de saúde mental.
  • A Locaweb protege a saúde física, mental e financeira dos colaboradores com trabalho remoto, aulas online de yoga e meditação, auxílio de custos e outros benefícios financeiros.

Como montar um programa de benefícios e tendências para 2022

A pesquisa da Onze “Tendências de Benefícios 2022” confirmou que as empresas que investem no bem-estar físico, financeiro e intelectual dos colaboradores são as que mais atraem e retêm talentos. Ao montar um programa de benefícios isso pode ser decisivo para que seus colaboradores atuem felizes ou os custos com turnover da sua empresa subam às alturas.

O setor de RH é responsável por assessorar a tarefa mapeando o perfil de cada profissional e identificando quais seus principais desejos e necessidades: a escolha dos benefícios que farão parte do pacote torna-se assertiva e dá o retorno esperado. Quanto mais ampla for a oferta do programa de benefícios, mais cobiçado o cargo se torna para os profissionais de talento.

Confira alguns dos benefícios que são tendência para 2022

Os mais desejados entre 3 e 6 salários mínimos

1º – Plano de Saúde / Odonto
2º – Vale Alimentação / Refeição
3º – Previdência Privada Empresarial
4º – Trabalho Remoto
5º- Horário flexível

Os mais desejados entre 6 e 10 salários mínimos

1º – Plano de Saúde / Odonto
2º – Previdência Privada Empresarial
3º – Trabalho Remoto
4º – Vale Alimentação / Refeição
5º – Horário flexível

Os que mais retêm no geral

1º – Plano de Saúde
2º – Incentivos à cursos
3º – Previdência Privada
4º – Plano de Academia
5º – Assistência Odontológica



Sobre a Onze

A Onze é especializada em Previdência Privada Empresarial, benefício corporativo que está no TOP 3 dos benefícios que mais atraem e retêm profissionais que recebem a partir de 3 salários mínimos. A razão é simples: trata-se de um benefício que auxilia o colaborador a poupar dinheiro e a construir um patrimônio pessoal sólido para o futuro.

Enquanto nos Estados Unidos já beneficia mais de 50% dos trabalhadores formais, no Brasil a Previdência Privada Empresarial cresce e torna-se mais cobiçada a cada ano. Por isso, um bom programa de benefícios não pode prescindir desta opção.