Sistema de gestão de benefícios: como funciona e quais as vantagens para sua empresa

Por Redação Onze

Sistema de gestão de benefícios

O mercado de trabalho e o modo como os bons profissionais planejam suas carreiras evoluíram: hoje, oferecer aos colaboradores pacotes de benefícios atraentes é a melhor estratégia para chamar a atenção dos melhores talentos e mantê-los motivados, engajados e com a certeza de que são valorizados pela empresa. Acima de tudo, os benefícios geram saúde mental e bem-estar para que trabalhem bem.

Permitir que escolham seus próprios benefícios por meio dos benefícios flexíveis, por exemplo, é altamente eficaz. Mas como estruturar, organizar e fornecer os benefícios destinados a cada funcionário com total precisão de prazos, cálculos, valores e em concordância com a legislação trabalhista? Com o auxílio de um sistema de gestão de benefícios.

Sistema de gestão benefícios auxilia o profissional de RH

Administrar sem equívocos todos os benefícios oferecidos aos colaboradores é um desafio que o setor de RH pode superar com o suporte de um sistema de gestão de benefícios.

Mas o que é um sistema de gestão de benefícios?

Trata-se de um software que não apenas armazena todas as informações relacionadas aos colaboradores e seus benefícios como também automatiza diversos processos e assegura o cumprimento da lei.

Contar com ferramentas de gestão dá à empresa a segurança de que nenhum cálculo será mal feito, nenhum prazo será esquecido e nenhum dado deixará de ser atualizado. O sistema alerta automaticamente o setor de RH sempre que é necessário realizar algum pagamento ou adaptação e organiza toda a documentação sobre cada funcionário.

Por meio do sistema de gestão de benefícios, é possível gerenciar digitalmente benefícios diversos tais como:

  • Vale-Alimentação / Refeição;
  • Vale-Transporte / Auxílio-Combustível;
  • Plano de Saúde / Odonto;
  • Seguro de Vida;
  • Plano de Academia;
  • Auxílio-Creche;
  • Auxílio-Educação;
  • Auxílio para saúde mental;
  • Folga Remunerada;
  • Horários flexíveis;
  • Incentivos a Cursos;
  • Previdência Privada Empresarial;
  • Crédito Consignado;

… e muitos outros dos benefícios mais desejados pelos colaboradores. Além disso, um sistema de gestão de benefícios que ofereça integração com outras funcionalidades pode ser utilizado para gerir a própria folha de pagamento da empresa, entre outras rotinas do setor de RH.

Vantagens do sistema de gestão de benefícios

Adotar um sistema de gestão de benefícios com tecnologia eficiente garante com que a empresa tire o melhor proveito dos benefícios que oferece aos colaboradores – ou seja: promovendo saúde mental, motivação, produtividade e engajamento entre toda a equipe. Com o sistema, também fica mais fácil estabelecer a empresa como um local atraente e seguro para grandes talentos.

A chave para isso está na precisão e na transparência que o sistema de gestão de benefícios proporciona. Veja abaixo como a tecnologia faz isso:

  • Automatização de cálculos e de tarefas manuais e repetitivas;
  • Alertas para prazos e pagamentos;
  • Garantia de cumprimento à legislação trabalhista;
  • Relatórios automatizados;
  • Integração com a folha de pagamento;
  • Análises de desempenho;
  • Acesso facilitado a benefícios via convênio como viagens e eventos culturais.

Como escolher seu sistema de gestão de benefícios

Existe uma variedade de opções de sistema de gestão de benefícios à disposição no mercado: escolher o melhor para sua empresa requer analisar as funcionalidades que cada um possui e selecionar aquele que atende às suas necessidades. De maneira geral, porém, é recomendado optar por um sistema que garanta o cumprimento das leis trabalhistas.

Outra dica é contar com um sistema de gestão de benefícios que seja capaz de integrar outras funcionalidades essenciais à empresa – folha de pagamento, análises de desempenho, recrutamento de novos candidatos, rotinas de RH, etc. Quanto mais flexível, intuitiva e completa for a plataforma, mais vantajoso será para sua empresa.

Conheça abaixo alguns dos melhores sistemas de gestão de benefícios:

Convenix
: Gratuito e integrado com vários sistemas de rodagem de folha.

New Value: Oferece descontos em restaurantes, produtos e serviços.

Flash: Possui um sistema prático e intuitivo.

→ Alymentehttps://www.alymente.com.br/: Flexível e dispensa uso de cartão em diversos apps.

Metadados: Integra os sistemas de RH e minimiza a burocracia.

Alelo: Oferece serviços que facilitam a alimentação e mobilidade do colaborador.

Swile: Prioriza os benefícios flexíveis e a autonomia dos colaboradores.

Aon: Oferece um módulo de atendimento para solucionar questões dos beneficiários.



Sobre a Onze

A Onze é especializada em Previdência Privada Empresarial, benefício corporativo que auxilia seu colaborador a poupar e a construir um patrimônio pessoal sólido.

Com a Previdência Privada Empresarial, sua equipe trabalha com a mente tranquila e a certeza de que estão sendo valorizados dentro da organização.

Leia também