Tudo o que você precisa saber sobre o holerite eletrônico

Por Redação Onze

holerite eletrônico

O holerite ou contracheque é um documento importante tanto para as empresas quanto para os colaboradores, pois contém a prestação de contas sobre os recebimentos de cada colaborador por período trabalhado.

O nome “holerite” vem do nome do cientista Herman Holerith, um dos pioneiros na utilização de cartões perfurados para processamento de dados.

De fato, o holerite ou contracheque sempre foi um dos primeiros documentos a contar com a precisão da tecnologia. E o holerite eletrônico é, hoje, uma das ferramentas que facilitam – e muito – o gerenciamento dos pagamentos nas empresas e a gestão de pessoas pelo departamento de RH.

Confira neste texto, mais detalhes sobre o holerite eletrônico e descubra como fazer para descomplicar a emissão dos documentos com a ajuda da tecnologia.

O que é holerite e por que é importante?

O holerite nada mais é do que o comprovante de pagamento do colaborador. Nele devem constar as horas trabalhadas, horas extra, adicionais, descontos, renda bruta, líquida, e outras informações importantes.

Apesar de a CLT não citar o comprovante holerite de forma direta, o Artigo 464 determina que o pagamento de salário deverá sempre ter um recibo:

Art. 464 – O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.

Parágrafo único. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho.

O que isso significa na prática? Que toda empresa deve emitir um comprovante que registre sua relação de pagamento com o colaborador, prestando contas de todas as informações sobre seus ganhos e descontos.

O holerite tem grande importância jurídica para a gestão de pessoas e funciona como proteção e comprovante tanto para o profissional quanto para a empresa: o que está lá deve sempre corresponder à realidade.

Holerite eletrônico

Durante muito tempo era necessário passar no departamento pessoal para assinar um recibo, conferir as horas trabalhadas, descontos e outras informações antes de receber o comprovante holerite.

Hoje isso não é mais necessário, pois muitas empresas utilizam ferramentas que emitem o comprovante de pagamento automaticamente, disparado via e-mail, ou disponibilizam os recibos em sistemas online.

É importante ressaltar que o holerite eletrônico ou online só pode ser disponibilizado se o colaborador tiver acesso a um computador durante o seu horário de trabalho. Caso não, a versão física deve permanecer.

Informações que o holerite eletrônico pode ter

Para emitir o contracheque com as informações exigidas, a utilização de ferramentas tecnológicas auxilia muito. Veja algumas das informações que uma ferramenta que emite holerites eletrônicos pode gerenciar:

O controle de todas essas informações relativas a cada colaborador auxilia bastante o trabalho do RH e ajuda a empresa a evitar processos trabalhistas, acompanhando as exigências dos órgãos fiscalizadores. Dessa forma, o RH se torna o mais avançado possível.

É importante manter um plano de cargos e salários e acompanhar as informações para ver se estão corretas e de acordo com as políticas da empresa.

Qual a relação do holerite com o informe de rendimentos?

Quando o profissional faz sua declaração de imposto de renda, precisa disponibilizar para a Receita Federal um informe de rendimentos, que contenha todos os seus ganhos financeiros no ano. Isso inclui: salário, investimentos… enfim, diferentes formas de renda.

O holerite é um importante documento para que cada pessoa física faça seu informe de rendimentos, pois contém os valores brutos e líquidos, ou seja, quanto a pessoa recebeu de fato e quanto foi retido de imposto na fonte. Isso é extremamente importante para ficar em dia com o Fisco!

Uma solução de emissão de holerite eletrônico permite que sejam exportados apenas os dados para o informe de rendimentos de cada um, sem ser necessário ficar juntando documento por documento.

Melhores empresas de holerite eletrônico do mercado

Atualmente existem diversas opções de holerite no mercado. Para te ajudar a escolher a que melhor atende às necessidades da sua empresa, separamos cinco empresas para você conhecer:



Sobre a Onze:

A Onze é uma gestora de investimentos independente com foco na Saúde Financeira do brasileiro. Oferecemos o produto de Previdência Privada no canal corporativo (B2B) para que as empresas auxiliem seus colaboradores a construir um futuro melhor. Além da Previdência Privada, também contamos com serviços de diagnóstico e aconselhamento sobre a saúde financeira.