Por que o seguro de vida em grupo é um diferencial para sua empresa

Por Redação Onze

seguro de vida em grupo

Os benefícios mais comuns oferecidos pelas empresas estão relacionados à saúde, física, mental e social dos colaboradores, não é mesmo? É importante pensar em diferenciais para ir além do comum, do plano de saúde e vale alimentação. Para isso, é preciso conhecer quais os benefícios mais desejados pelos colaboradores e pensar em opções que representam baixo custo para a empresa e alto valor agregado.

Você sabia que é possível oferecer seguro de vida em grupo para os colaboradores da sua empresa a um baixo custo? Continue lendo esse artigo para saber como funciona essa modalidade de seguro!

O que é o seguro de vida em grupo?

Quando a empresa decide cuidar dos seus colaboradores, deve pensar também no que acontece em caso de acidentes graves ou morte, garantindo também assistência às famílias no caso de um evento extremo. Por isso, o seguro de vida é uma boa opção de benefício para as empresas oferecerem aos colaboradores.

O seguro de vida em grupo funciona de uma forma um pouco diferente do seguro tradicional. Trata-se de uma cobertura mediada pela empresa e que atende a um grupo de pessoas que têm como ligação algo em comum, nesse caso, trabalharem no mesmo lugar.

Cada um dos segurados do grupo fica protegido em caso de morte ou acidente, garantindo a assistência necessária para tempos difíceis. Essa modalidade de seguro de vida em grupo geralmente é adotada por empresas de médio e grande porte, já que muitas seguradoras exigem um número mínimo de pessoas participantes para a cobertura em grupo.

Como funciona o seguro de vida em grupo

O seguro de vida em grupo deve ser contratado pela empresa para cobrir um número X de pessoas da organização. A apólice será personalizada de acordo com o tamanho do grupo, necessidades, perfis e riscos a que essas pessoas estão expostas, levando em conta a atividade da empresa.

A vigência desse tipo de contrato geralmente é de um ano, podendo ser renovado. O grande diferencial dessa modalidade é o preço baixo tanto para a empresa quanto para o colaborador.

Os regimes de seguro contributários, por exemplo, permitem que o colaborador pague uma parte do seguro e a empresa pague outra.
Quanto mais pessoas estiverem no grupo, menor tende a ser o preço a ser pago pelo seguro de vida em grupo. Se a atividade empresarial for de baixo risco, melhor ainda.

As coberturas dos seguros de vida em grupo são variadas, mas em geral, oferecem benefícios para o colaborador e sua família em caso de acidente, morte ou invalidez. Os prêmios do seguro variam de acordo com o perfil do grupo e a cobertura desejada, mas há planos com custo inicial a partir de R$5 por pessoa!

Diferenças entre o seguro de vida em grupo e o seguro de vida individual

A maior diferença entre o seguro de vida individual e o seguro em grupo é quem media a relação com a seguradora. No caso do seguro individual, cada pessoa contrata um plano de acordo com as suas necessidades e por meio de um corretor de seguros.

Já no caso do seguro de vida em grupo ou empresarial, a empresa determina o plano para o grupo junto à seguradora e oferece a opção de adesão aos seus

Diferença entre o seguro de vida e a previdência privada

A previdência privada tem uma finalidade diferente do seguro de vida. O seguro de vida é voltado para a garantia da saúde financeira da família em caso de morte, acidente ou doença grave. O seguro de vida pensa principalmente no caso de a saúde do colaborador ficar comprometida.

Já a previdência privada garante a saúde financeira do colaborador que pensa em se aposentar com tranquilidade e aproveitar a vida depois do seu tempo de contribuição para as forças de trabalho.

O seguro de vida e a previdência privada convergem em algumas situações.

Caso o colaborador tenha uma doença grave e passe a precisar se aposentar por isso, poderá ser contemplado pelos dois planos. O mesmo vale em caso de morte, a família será assistida pelo seguro de vida e receberá os benefícios da previdência privada.

Combinar os benefícios de previdência privada e seguro de vida traz tranquilidade para o colaborador, que sabe que sua família (e ele mesmo) estará garantida em caso de algum evento extremo. Depois da reforma da previdência, pensar em um plano de previdência privada se tornou ainda mais importante!

O seguro de vida individual ou em grupo é um dos grandes diferenciais atualmente para a atração de talentos. O estresse financeiro pode ser fonte de grande insatisfação entre os colaboradores, e isso pode ser evitado se a empresa oferecer os benefícios certos para reter talentos.

Quando as equipes estão felizes, se sentem seguras, protegidas e prósperas, não desejam pedir demissão, o que diminui a rotatividade dos colaboradores e o turnover.

Por que as empresas estão se empenhando tanto em oferecer benefícios financeiros?

As empresas estão procurando manter carteiras de benefícios flexíveis disponíveis ao seu colaborador. Isso para que se tornem lugares em que todos desejam trabalhar, evitando problemas de saúde como o burnout e garantindo o cumprimento dos direitos trabalhistas.

São muitas as opções de benefícios ligados à saúde do colaborador, como planos de saúde, seguros de vida, check up médico, assistência odontológica, entre outros. Escolha a melhor carteira de benefícios para a sua equipe com uma boa ferramenta de gestão de RH!



Sobre a Onze

Oferecer benefícios aos colaboradores é uma estratégia importante. Entre um dos mais cobiçados pelos grandes profissionais do mercado é a Previdência Privada Empresarial, benefício corporativo que é a especialidade da Onze.

Nos Estados Unidos, a Previdência Privada Empresarial já abrange 52% dos trabalhadores formais e é considerado o melhor benefício para ajudar o colaborador a poupar e se preparar para o futuro. No Brasil, onde o benefício cresce a cada ano, o ranking da Glassdoor aponta que, das 50 melhores empresas para se trabalhar em 2020, 42 oferecem a Previdência Privada Empresarial no pacote de benefícios.

Leia também