Empresa pet friendly: descubra os benefícios da companhia de animais de estimação no trabalho

Por Redação Onze

pet friendly

O que é um ambiente de trabalho pet friendly?

Na última década, a expressão pet friendly se popularizou nos estabelecimentos brasileiros. Em tradução livre, indica que um ambiente é “amigável aos animais”, ou seja, adequado para a presença de animais de estimação. Cafés, shoppings e restaurantes com áreas externas são exemplos de lugares que passaram a permitir animais — e essa prática está chegando também às empresas.

No ambiente de trabalho, contar com a presença dos chamados “office pets” (bichinhos do escritório) é uma forma de descontrair a rotina, diminuir a tensão e promover integração entre a equipe.

Vantagens de ser uma empresa pet friendly

À primeira vista, a ideia de ter cães e gatos no espaço de trabalho pode parecer estranha, mas, segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Plymouth, na Inglaterra, a simples presença de um aquário no ambiente de trabalho já contribui para a redução dos níveis de ansiedade.

Os escritórios que adotam a prática relatam benefícios no clima organizacional: a presença e convivência com os pets contribui na redução da tensão, aumento da criatividade e até mesmo da produtividade da equipe — afinal, muitos colaboradores, que passariam o dia preocupados com seus animais sozinhos em casa, podem interagir com eles durante a jornada de trabalho.

Veja mais algumas das vantagens da presença dos pets:

  • Melhora dos níveis de oxitocina: o contato com animais faz com que as pessoas liberem o chamado “hormônio do amor”, que causa sensações de felicidade e bem estar, reduzindo os níveis de estresse.
  • Aumento da colaboratividade: dividir o espaço com os animais faz com que os colaboradores interajam mais e criem laços dentro da empresa, aumentando a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Valorização dos colaboradores: a gestão de pessoas tem ocupado um espaço de destaque nas empresas, e oferecer benefícios é uma forma de contribuir para o bem estar físico, mental e emocional dos colaboradores, que se sentem apreciados pela organização.

Como implementar um ambiente pet friendly na sua empresa?

É possível implementar a cultura pet friendly em qualquer tipo de empresa, das maiores organizações até os menores escritórios.

O primeiro passo é avaliar a infraestrutura do local e verificar se a empresa realmente pode receber os animais com segurança e conforto: cabos de energia no chão ou sem proteção, bem como espaços estreitos, podem causar acidentes. Outra medida importante é telar as janelas para que os pets e seus donos fiquem mais seguros.

Além disso, os animais precisam se alimentar: por isso, defina um espaço para os potes de comida e de água, bem como um lugar para que eles façam as necessidades (cães podem ser levados para passear, mas gatos, por exemplo, precisam de caixas de areia).

Principais cuidados

Para garantir o bem estar dos animais e dos colaboradores, uma regra importante que deve ser estabelecida é exigir que os pets estejam com a saúde em dia – vacinados, vermifugados e limpos. Isso ajuda a prevenir doenças e contágios que podem acontecer pelo contato entre os animais.

No caso de empresas com quadros de colaboradores maiores, uma sugestão é implementar um “rodízio”, para que cada integrante da equipe possa levar seu pet em um dia da semana, evitando a superlotação de animais no escritório.

O time de RH é o responsável por comunicar de forma clara, transparente e eficiente todas as regras sobre a permanência dos pets no local de trabalho, bem como encontrar formas de equilibrar os interesses da equipe: alguns podem se beneficiar muito da presença de seus bichinhos, enquanto outros podem não gostar de animais e precisar de um espaço mais calmo para trabalhar.

Outros benefícios que você pode oferecer para a equipe

Oferecer benefícios como a possibilidade de um espaço pet friendly é um atrativo importante para a equipe, a retenção de talentos e também para a diminuição do turnover.

Entre os benefícios mais citados pelos profissionais estão a assistência médica, a participação dos lucros, etc. Outras possibilidades são os horários flexíveis, permitindo que os colaboradores possam adaptar o horário de trabalho às suas rotinas, descontos e vantagens em estabelecimentos como academias e restaurantes, um ambiente de trabalho descontraído, entre outros.

Todas essas ações são parte do endomarketing estratégico, que busca manter os profissionais na empresa, reconhecendo e valorizando os colaboradores e transformando a empresa em um lugar cada vez melhor para se trabalhar.

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