Empresa pet friendly: descubra os benefícios da companhia de animais de estimação no trabalho

Por Redação Onze

pet friendly

Cada vez mais, os brasileiros compreendem que os animais de estimação são integrantes da família, tão importantes e dignos de atenção como os humanos. Essa mudança de comportamento se reflete no mundo corporativo, com muitas empresas adotando a mentalidade “pet friendly”.

Você já pensou como seria trabalhar em uma organização em que são permitidos animais? Essa prática vem se popularizando e, neste texto, você vai conhecer melhor essa tendência.



O que é um ambiente de trabalho pet friendly?

Na última década, a expressão pet friendly se popularizou nos estabelecimentos brasileiros. Em tradução livre, indica que um ambiente é “amigável aos animais”, ou seja, adequado para a presença de animais de estimação. Cafés, shoppings e restaurantes com áreas externas são exemplos de lugares que passaram a permitir animais — e essa prática está chegando também às empresas.

No ambiente de trabalho, contar com a presença dos chamados “office pets” (bichinhos do escritório) é uma forma de descontrair a rotina, diminuir a tensão e promover integração entre a equipe.

Vantagens de ser uma empresa pet friendly

À primeira vista, a ideia de ter cães e gatos no espaço de trabalho pode parecer estranha, mas, segundo um estudo desenvolvido na Universidade de Plymouth, na Inglaterra, a simples presença de um aquário no ambiente de trabalho já contribui para a redução dos níveis de ansiedade.

Os escritórios que adotam a prática relatam benefícios no clima organizacional: a presença e convivência com os pets contribui na redução da tensão, aumento da criatividade e até mesmo da produtividade da equipe — afinal, muitos colaboradores, que passariam o dia preocupados com seus animais sozinhos em casa, podem interagir com eles durante a jornada de trabalho.

Veja mais algumas das vantagens da presença dos pets:

  • Melhora dos níveis de oxitocina: o contato com animais faz com que as pessoas liberem o chamado “hormônio do amor”, que causa sensações de felicidade e bem estar, reduzindo os níveis de estresse.
  • Aumento da colaboratividade: dividir o espaço com os animais faz com que os colaboradores interajam mais e criem laços dentro da empresa, aumentando a cooperação e o trabalho em equipe.
  • Valorização dos colaboradores: a gestão de pessoas tem ocupado um espaço de destaque nas empresas, e oferecer benefícios é uma forma de contribuir para o bem estar físico, mental e emocional dos colaboradores, que se sentem apreciados pela organização.

Como implementar um ambiente pet friendly na sua empresa?

É possível implementar a cultura pet friendly em qualquer tipo de empresa, das maiores organizações até os menores escritórios.

O primeiro passo é avaliar a infraestrutura do local e verificar se a empresa realmente pode receber os animais com segurança e conforto: cabos de energia no chão ou sem proteção, bem como espaços estreitos, podem causar acidentes. Outra medida importante é telar as janelas para que os pets e seus donos fiquem mais seguros.

Além disso, os animais precisam se alimentar: por isso, defina um espaço para os potes de comida e de água, bem como um lugar para que eles façam as necessidades (cães podem ser levados para passear, mas gatos, por exemplo, precisam de caixas de areia).

Principais cuidados

Para garantir o bem estar dos animais e dos colaboradores, uma regra importante que deve ser estabelecida é exigir que os pets estejam com a saúde em dia – vacinados, vermifugados e limpos. Isso ajuda a prevenir doenças e contágios que podem acontecer pelo contato entre os animais.

No caso de empresas com quadros de colaboradores maiores, uma sugestão é implementar um “rodízio”, para que cada integrante da equipe possa levar seu pet em um dia da semana, evitando a superlotação de animais no escritório.

O time de RH é o responsável por comunicar de forma clara, transparente e eficiente todas as regras sobre a permanência dos pets no local de trabalho, bem como encontrar formas de equilibrar os interesses da equipe: alguns podem se beneficiar muito da presença de seus bichinhos, enquanto outros podem não gostar de animais e precisar de um espaço mais calmo para trabalhar.

Outros benefícios que você pode oferecer para a equipe

Oferecer benefícios como a possibilidade de um espaço pet friendly é um atrativo importante para a equipe, a retenção de talentos e também para a diminuição do turnover.

Entre os benefícios mais citados pelos profissionais estão a assistência médica, a participação dos lucros, etc. Outras possibilidades são os horários flexíveis, permitindo que os colaboradores possam adaptar o horário de trabalho às suas rotinas, descontos e vantagens em estabelecimentos como academias e restaurantes, um ambiente de trabalho descontraído, entre outros.

Todas essas ações são parte do endomarketing estratégico, que busca manter os profissionais na empresa, reconhecendo e valorizando os colaboradores e transformando a empresa em um lugar cada vez melhor para se trabalhar.

Quer saber mais sobre benefícios corporativos? Acesse o blog da Onze e confira nossos conteúdos.

Leia também